fbpx

8ª Conferência de Saúde de São Sebastião tem propostas aprovadas

(Foto: Lucas Eduardo Alves/PMSS)

Durante a 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na última quinta (23) e sexta-feira (24), foram aprovadas propostas para possível implantação no município e eleitas oito diretrizes que serão enviadas à etapa estadual, prevista para o dia 28 de abril, em Taubaté.

O evento foi promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde (COMUS), e reuniu cerca de 200 pessoas por dia no Teatro Municipal.

Entre as diretrizes que foram eleitas estão financiar capacitação de autismo, via ministério da Saúde, para todos os profissionais e ampliar a discussão e políticas públicas nas demais esferas (Esporte, Cultura, Educação, etc.); ampliar a capacidade de oferta de serviços especializados através de capacitação aos profissionais médicos dos municípios; criação de conselhos gestores nos serviços regionais, como o AME de Caraguatatuba e o Hospital Regional do Litoral Norte, com garantia de representantes dos quatro municípios do litoral norte; realização de encontros regionais de conselheiros de saúde por macrorregiões, para integração dos colegiados; criação de programa de incentivo à adesão da clínica básica de pediatria na saúde pública, dada a insuficiência da oferta desses profissionais; instituição de um centro regional de referência a pessoas com autismo, englobando práticas de atendimento baseadas em evidências científicas; e implantação e financiamento do Centro de Referência Especializado à população LGBTQIA+ no Litoral Norte.

Durante a conferência também foram eleitos dez delegados que representarão o município na etapa estadual, sendo cinco do segmento usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), três representantes do governo e dois do segmento trabalhador.

O evento também contou com duas palestras: “Como se preparar para o presente”, ministrada pelo ator, escritor, educador e Business Coach, Alexandre Camilo; e “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia”, com Antonio Carlos Nisoli Pereira da Silva, servidor público municipal desde 1996; ex-secretário de Saúde; ex-presidente da Fundação de Saúde Pública; advogado e professor universitário.

As Conferências Municipais da Saúde acontecem a cada quatro anos e proporcionam a participação popular e dos trabalhadores da Saúde na construção democrática do SUS. Este ano, o tema foi “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, conforme diretriz do Conselho Nacional de Saúde.

Botão Voltar ao topo