fbpx

Hospital Municipal de São José recebe prêmio pelo atendimento a pacientes com AVC

Equipe ligada ao Angels comemora recebimento de placa sobre atendimento a casos de AVC. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O Hospital Municipal de São José dos Campos recebeu nesta segunda-feira (6) um prêmio pelo comprometimento da instituição e dos profissionais com a qualidade do atendimento a pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O prêmio é dado pelo Projeto Angels, um programa internacional do laboratório alemão Boehringer Ingelheim, que qualifica hospitais em mais de 150 países para o atendimento de casos da doença.

O Hospital Municipal, mantido pela Prefeitura e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), participou de treinamentos de qualificação em 2021 e tem alcançado resultados positivos.

Desde 2021, mais de 1.200 pacientes foram atendidos e receberam acompanhamento específico da equipe Angels formada pelo hospital.

“Dos pacientes que chegam com menos de 4 horas e meia dos primeiros sintomas, em 100% deles conseguimos aplicar o tratamento adequado capaz de reverter o AVC, evitando sequelas”, disse Larissa Fernandes, enfermeira responsável pelo programa.

Desse total, 90% é atendido dentro do tempo limite de 60 minutos (entre a entrada no hospital e os procedimentos necessários). A tomografia para o diagnóstico é feita em até 25 minutos depois de iniciado o atendimento.

Reconhecimento

“A placa que estamos entregando ao Hospital Municipal é o reconhecimento pela excelência no atendimento, simboliza a alta qualidade dos serviços prestados”, afirmou a consultora científica do Projeto Angels, Mariana Razza Rossi.

Para a neurologista Anabelli Zanchetta Buani, coordenadora da linha de cuidado do AVC no HM, a equipe tem muito orgulho do trabalho pioneiro do hospital com relação à doença. “Desde o início dos treinamentos, houve uma melhora significativa e constante no atendimento desses casos. O que fazemos aqui muda a vida de muitas pessoas”, disse a médica.

Fazem parte da equipe fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, médicos, recepcionistas, controladores de acesso, entre outros profissionais.

Sintomas

O AVC é uma das principais causas de morte e de incapacidade no mundo. A cada minuto sem tratamento, cerca de 1,9 milhão de neurônios são perdidos. Isso significa que a agilidade no atendimento é crucial para reduzir as chances de sequelas graves.

Os principais sintomas do AVC são dificuldade para conseguir movimentar alguma parte do corpo, boca torta e dificuldade para falar. A partir desse momento é preciso procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Botão Voltar ao topo