Comitiva de Londrina conhece projetos da Cidade Inteligente em São José

Comitiva de Londrina (PR) em visita ao Centro de Segurança e Inteligência. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

Projetos relacionados à certificação de São José dos Campos como Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável colocaram o município como principal referência no Brasil para o tema.

Nos próximos dois dias, uma comitiva de 22 pessoas de Londrina (PR) vai conhecer as principais soluções inovadoras implantadas em São José nos últimos anos.

A delegação paranaense conta com diretores de autarquias municipais, empresários locais e representantes de entidades como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entre outros.

Londrina possui cerca de 590 mil habitantes. É a segunda cidade mais populosa do Paraná e a quarta da Região Sul.

Nesta quarta-feira (1), primeiro dia da visita, a delegação acompanhou palestras sobre os cases que tornaram possível a certificação de São José e visitaram empresas que prestam serviços de inteligência à prefeitura, como a Visiona.

O grupo também visitou as instalações do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), considerado o melhor projeto de segurança e inteligência do País.

As atividades foram realizadas no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Segundo Pedro Sella, diretor da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento de Londrina, o que mais chamou a atenção é a integração de ações inteligentes coordenadas pela Prefeitura.

“A lição que levamos é a iniciativa do poder público de São José em organizar e conseguir tirar do papel várias iniciativas. Sentimos que a Prefeitura está muito engajada nisso e em sintonia com outros entes, como o Parque Tecnológico”, afirmou.

A visita terá continuidade nesta quinta-feira (2) com o grupo conhecendo outros projetos como a Linha Verde, a Zona Azul Eletrônica, o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) e a Sala do Empreendedor.

Delegações

Desde 2021, São José dos Campos já recebeu a visita de 191 delegações de outros municípios e entidades de classe que vieram conhecer as soluções inovadoras e boas práticas de gestão adotadas pelo município.

Em março de 2022, São José se tornou o primeiro município brasileiro a ser certificado pela ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas) como Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, de acordo com normas internacionais ISO (International Organization for Standardization).

Entre os municípios que visitaram São José em busca de referências de gestão pública estão capitais como Porto Alegre e Salvador, além de grandes cidades em população como Ribeirão Preto, Campinas, Caxias do Sul (RS), Maringá (PR) e Campina Grande (PB).

Botão Voltar ao topo