publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: “Escola Ativa” agrada alunos, famílias e equipes gestoras

O programa acontece por meio de convênio com o IEVP e oferta mais de 6.000 vagas em 13 modalidades esportivas. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

Alunos do 1° ao 9° ano inscritos no programa Escola Ativa, da Prefeitura de São José dos Campos, vivenciam oportunidades além da sala de aula.

Os estudantes praticam esportes, treinam, aperfeiçoam a aptidão para exercícios físicos, cuidam da saúde e aprendem diversas lições.

Presente na rede de ensino municipal há seis anos e parte da Educação Integral desde 2022, o programa acontece por meio de convênio com o IEVP (Instituto Esportivo do Vale do Paraíba) e oferta mais de 6.800 vagas em 13 modalidades esportivas.

Os estudantes inscritos no programa podem participar de turmas de basquete, vôlei, futsal, handebol, taekwondo, judô, xadrez, rugby, badminton, tênis de mesa, ginástica rítmica, BMX, entre outras, nas 67 escolas de Ensino Fundamental Integral.

Aprovação

Em levantamento recente feito pelo IEVP, 92,4% dos estudantes dizem estar satisfeitos com as atividades e 89% afirmam que o esporte melhora o rendimento escolar. Os alunos também avaliam positivamente a qualidade das instalações e equipamentos esportivos, com 97,4% de aprovação, somando opiniões excelentes, boas e regulares.

Para 97,8% dos profissionais das equipes gestoras ouvidos durante o levantamento, o Escola Ativa promove um impacto positivo no ambiente escolar. As equipes também reforçam a importância do programa no desenvolvimento e assiduidade dos alunos.

Estes resultados também refletem em casa, com 98,3% dos responsáveis que participaram do levantamento respondendo que o Escola Ativa ajuda no desempenho acadêmico e fortalece as habilidades socioemocionais.

Os dados foram coletados com a finalidade de coletar informações para a melhoria do programa Escola Ativa, e os formulários obtiveram 3.349 respostas de estudantes, 615 de pais ou responsáveis e 46 de equipes gestoras.

Além do Escola Ativa, a Educação Integral oferece ainda atividades diversas visando a formação mais completa no Ensino Fundamental considerando as dimensões física, intelectual, afetiva, social e cultural dos estudantes.

Botão Voltar ao topo