publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sesc Taubaté leva programação gratuita a Cruzeiro e Lorena

(Foto: Alan Fabio Gomes/Sesc Taubaté)

O Sesc Taubaté leva o Circuito Sesc de Artes 2024 a Cruzeiro neste sábado (18), a partir das 15h, e a Lorena, no domingo (19), no mesmo horário.

O público poderá curtir uma programação variada, com música, teatro, literatura, circo, artes visuais e tecnologias.

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais, o Circuito ocupa espaços públicos que tradicionalmente são pontos de encontro no município, como o Museu Major Naves, em Cruzeiro, e a Praça Doutor Arnolfo de Azevedo, em Lorena.

O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. Em todo o estado, serão mais de 760 atividades em cerca de 480 horas de programação.

A programação é o resultado do olhar atento de uma curadoria coletiva formada pelas equipes das 22 unidades do Sesc responsáveis pela produção e organização do Circuito.

A escolha das atrações partiu de premissas como a diversidade, pluralidade e a representatividade. A cultura popular também está muito presente. Outro aspecto importante é a valorização da produção local, com cerca de metade das atrações oriundas do interior e litoral.

O Circuito é bem abrangente e acontece em diferentes territórios. O intuito é estender o alcance da ação do Sesc para além das cidades que contam com unidades da instituição.

Curso para gestores culturais

Nesta edição, o Circuito também promove uma atividade para além dos espaços públicos. É o curso on-line “Mapeamentos culturais: teorias, ferramentas e aplicações”, com a doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC e mestra em Estudos Culturais pela EACH-USP, Ana Paula do Val.

São quatro encontros semanais às terças-feiras, entre maio e junho, para compartilhar metodologias e ferramentas para compreensão e intervenção em contextos socioculturais, a partir de reflexões e exercícios práticos.

Programação

Em Cruzeiro e Lorena, a música é destaque com o grupo Núcleo Fervo reproduzindo o clima do carnaval de rua, com uma orquestra de sopros e percussão acompanhada por dançarinos e dançarinas, cabeções e bonecos gigantes. Tem ainda discotecagem com DJ Nandes Castro, que privilegia a cultura hip hop e o Rap de Mesa, roda de samba com rimas ao vivo.

As cidades recebem a comédia “Shangrilá – Uma distopia tecnobrega”, que combina máscaras balinesas, distopias pós-apocalípticas e sucessos da música brega nacional interpretados ao vivo pelo elenco, composto por Amanda Schmitz, Artur Mattar, André Sun, Marcelo Moraes, Mariana Rhormens e Pamela Leoni.

No enredo, ambientado em um futuro não muito distante, um grupo de amigos do Bar Shangri-lá se une em um plano audacioso para resgatar o colega Jonas, preso injustamente pelo soberano autoritário do Reino de Déjà Vans y Bregança – antes conhecido como Brasil.

De maneira lúdica e descontraída, em meio a um grande picadeiro, a atividade Vivências Circenses pretende despertar o interesse do público sobre as artes circenses.

Conduzidos pelos cinco artistas da companhia Circo de Ébano, os participantes podem treinar habilidades como equilíbrio, coordenação motora e destreza com as mãos enquanto aprendem acrobacias de solo, saltos e malabares com arcos, entre outras técnicas.

E tem espaço para literatura, artes visuais e tecnologia também! Num ambiente com almofadas, mantinhas e ‘ninhos’ de livros feitos com cestos e microcenários poéticos, a Cia.

Clara Rosa faz a mediação de Leituras com afeto. A atividade acolhe e propõe interações com obras de diferentes escritoras e escritores para promover vínculos entre o público e o livro.

Na oficina brincante Parafusatório, orientada pela Cia. Crialudis, o coletivo de arte-educadores ensina a produzir personagens ou objetos com placas de madeira furadas de tamanhos e formatos diferentes. Podem ser casas, robôs, veículos, animais… o que a imaginação mandar. Para unir as peças, basta atarraxar as porcas e parafusos nos furinhos.

No próximo fim de semana, o Circuito volta à região, passando por Campos do Jordão (25) e Pindamonhangaba (26).

Botão Voltar ao topo