Fundação CASA promove XVIII Copa CASA de Futebol

Cerca de mil adolescentes em internação disputam as fases regional e estadual

(Foto: Divulgação)

A Fundação CASA realiza até março a XVIII Copa CASA de Futebol, que, nas etapas regional e estadual, reúne aproximadamente mil adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 65 centros localizados em 36 cidades paulistas.

Trata-se do mais tradicional campeonato de futebol masculino que a Instituição promove desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve edição.

As partidas acontecem preferencialmente em gramados profissionais, para possibilitar essa experiência aos adolescentes, pois muitos deles sonham seguir a carreira entre as quatro linhas.

“Proporcionar o acesso ao esporte durante o cumprimento da medida socioeducativa e, ao mesmo tempo, promover a convivência com a comunidade são direitos que esses adolescentes possuem e constam em lei”, explica o superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, ao citar a previsão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A fase regional já começou no último dia 17 de janeiro, com os jogos entre cinco equipes da Divisão Regional Litoral (DRL): CASAs Peruíbe, Mongaguá, Vila de São Vicente (de São Vicente), Praia Grande I (de Praia Grande) e Guarujá no Instituto Projeto Neymar Jr., em Praia Grande, no litoral Paulista.

Nessa etapa, as disputas acontecem a partir de cada uma das oito divisões regionais da Fundação CASA, que são administrações localizadas, responsáveis pelo supervisão de um grupo de centros socioeducativos. Os vencedores de cada disputa localizada seguem para a fase classificatória.

Já a fase seguinte é formada pelas etapas classificatória e final. Na primeira, os oito times classificados nos regionais disputam as quatro vagas para a etapa final. Na segunda, por sua vez, ocorrem os jogos semifinais e finais.

Sobre a Copa CASA

A Copa CASA de Futebol, realizada pela Fundação CASA, é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.

Neste ano, a 18ª edição reúne cerca de mil adolescentes de 65 centros socioeducativos no Estado de São Paulo. O campeonato se divide nas fases regional e estadual.

No regional, os times locais, separados conforme a divisão regional da Fundação CASA, jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.

A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final.

Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa final, acontecem os jogos semifinais e finais.

Botão Voltar ao topo