fbpx

ISU define programação do evento de estudos espaciais em São José

Os diretores da ISU Ken Davidian (à esq.) e Goktug Karacalioglu durante evento no Paço. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Foi dada a largada oficial para os preparativos para a realização do SSP23 (Space Studies Program), o maior evento de estudos espaciais do mundo, que será realizado entre os dias 26 de junho a 25 de agosto em São José dos Campos.

Diretores da ISU (International Space University), organizadora do evento, estão na cidade para definir em conjunto com o LOC (Comitê Organizador Local) várias providências para a realização do SSP23.

Entre outras deliberações, está a avaliação dos locais onde serão realizados os eventos públicos do programa, como as cerimônias de abertura e encerramento, painel de astronautas, competição de robótica e de foguetes, lançamento de balões estratosféricos, entre outras atrações. Os eventos públicos são gratuitos e a realização tem o objetivo de integrar a comunidade ao programa de estudos espaciais.

A Prefeitura também apresentou um planejamento especial de transporte público para as nove semanas de realização do evento. A previsão é que São José receba durante o programa cerca de 500 pessoas de 50 países diferentes, entre professores, estudantes, cientistas, pesquisadores, astronautas e líderes mundiais de agências espaciais.

Em entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira (6), o diretor da ISU, Goktug Karacalioglu, afirmou que um dos objetivos do programa é apresentar estudos e projetos de temas relacionados à cidade sede e ao país. Entre os temas abordados na SSP23, estarão soluções de aplicações do espaço para cidades inteligentes, segurança hídrica e evitar a colisão de satélites em órbita.

“O programa completa 35 anos em 2023, e para a ISU é um orgulho trazer o evento pela primeira vez ao Brasil e a São José dos Campos, sinônimo de desenvolvimento tecnológico no país”, afirmou Goktug.

Planejamento

Também presentes em São José dos Campos, integrantes do corpo docente do SSP23 estão planejando e definindo o currículo que será aplicado durante os cursos. A previsão da ISU é que se tenha mil horas de conteúdo acadêmico.

Os estudos acadêmicos serão realizados no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que submeteram com a Prefeitura a proposta para sediar o evento.

O Space Studies Program também tem o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, da AEB (Agência Espacial Brasileira), do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.

Programa

O SSP é considerado o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial, tendo formado cerca de 5 mil profissionais de mais de 100 países.

É um programa intensivo de dois meses realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo. Ele oferece aos participantes uma experiência única e abrangente de desenvolvimento profissional, que contempla todos os aspectos de programas e empreendimentos espaciais.

Esta é a primeira vez que o SSP é realizado no Brasil, e a segunda em um país da América Latina, em 35 anos de existência.

O anúncio de São José dos Campos como sede do evento no próximo ano ocorreu no início de julho, durante a edição do programa em Portugal.

Mais informações no site oficial do SSP23.

Botão Voltar ao topo