fbpx

Empreende Startups abre ao público com criatividade e inovação em São José

O evento conta com mais de 100 projetos da rede de ensino municipal – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Em clima de Copa do Mundo, os times da rede de ensino municipal foram escalados para mais uma edição do Empreende – Startups Educacionais, da Prefeitura de São José dos Campos, com a apresentação de mais de 100 projetos da educação empreendedora realizados no decorrer deste ano nas escolas municipais com criatividade, inovação e uso de tecnologia.

São esperadas mais de 2 mil pessoas no evento, que está sendo realizado no Cefe (Avenida Olivo Gomes, 250, Santana) tem a participação de mais de 6 mil estudantes e equipes das escolas. A abertura oficial foi realizada nesta segunda (5), com apresentação da Bamoa, Banda Moacyr Benedicto de Souza e presença de autoridades e diversos convidados, como uma turma do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos).

As equipes das escolas municipais da educação infantil estão representadas no espaço preparado para a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos. O teatro se transformou em um espaço tecnológico para navegar na Plei (Plataforma de Educação Integral), com disputas interativas entre estudantes.

O ensino fundamental apresenta ideias e soluções para problemas do cotidiano em projetos, serviços, produtos e infográficos.

Programação
Terça-feira (6): das 8h às 11h e das 14h às 17h
Quarta (7) e quinta-feira (8): das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 21h
Sexta-feira (9): das 8h às 10h, com a premiação (apenas para autoridades e expositores)

Cuidados acessíveis
A Emefi Mercedes Rachid Edwards, de São Francisco Xavier, apresenta ao público o serviço do Afrodite Self Care, que propõe a oferta de serviços de beleza e cuidados pessoais a pacientes com câncer ou outras enfermidades. A ideia surgiu a partir da experiência da irmã de uma das alunas durante tratamento médico.

“Pensamos na necessidade dos idosos com câncer que têm baixa autoestima e precisam de cuidados para melhorarem no tratamento”, disse Maria de Fátima Aparecida Gaspar, de 15 anos. “Durante o ano eu gostei das aulas de assessoria ao projeto com o Cedemp (Centro de Educação Empreendedora).”

MC Sonho Feliz
A turminha do pré 2 do Cecoi Santa Rita transformou o sonho coletivo de saborear os famosos lanches do Mc Donald’s em uma experiência empreendedora. Os alunos pesquisaram sobre a rede de fast food e conheceram uma das lojas, em visita monitorada que terminou em festa, com lanches e batatinha frita.

“Em uma das etapas da Pedagogia dos Sonhos, tínhamos que escolher um tema que todos eles quisessem conhecer mais a fundo, as crianças disseram que queriam uma tarde de lanche com os amigos e conhecer a história do Mc Donald’s”, afirmou a professora Francisca de Sousa Almeida. “Pesquisamos, descobrimos sobre a marca, como os lanches são feitos, de onde surgiram as lojas, fizemos visita monitorada para conhecer uma das cozinhas e tivemos uma conversa com uma gerente. Depois, eles tiveram uma tarde de Mc Sonhos realizada e feliz.”

Música e socialização
“A banda foi muito importante na minha vida. Vi meus amigos participando e quis entrar mesmo não sabendo tocar instrumento, hoje eu toco o trompete. Comecei a prestar mais atenção nas aulas, a ter disciplina, e acho que também vai me ajudar no futuro. A banda foi algo maravilhoso na minha vida.” Esse depoimento é de Caio Richard Tavares Barbosa, 12 anos, aluno da Emefi Moacyr Benedicto de Souza.

“Começamos a banda em 2014, na intenção de socializar e ajudar a própria comunidade, é uma iniciativa para trazer os jovens para dentro da escola e mostrar outras oportunidades de vida com arte e música”, ressalta Hebert Bassi de Souza, maestro da Bamoa.

Botão Voltar ao topo