fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Alunos do Setville participam de projeto como jornalistas mirins

Atividades em parceria com o projeto acontecem desde abril, dentro e fora da escola, com criação de capas e manchetes para o futuro, entrevistas e visita à redação jornalística. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

“Qual notícia você gostaria de ver daqui a 10 anos?”. Partindo desta reflexão, uma turma de 5º ano da Emefi Profª Luiza Maria Cavalcanti Guratti, no Setville, criou capas jornalísticas com manchetes para a próxima década, como parte do projeto ‘Notícias do Futuro’ do jornal OVale.

Após participarem de entrevistas, os estudantes também visitaram a redação do jornal, no Urbanova, e aprenderam sobre a importância da informação.

Os desenhos foram reunidos e colocados em uma cápsula do tempo, que deverá ser aberta em 2032. Entre as capas, a criação de Ketllyn Alves Carneiro, 10 anos, se destacou pela criatividade e delicadeza, com desenho de animais selvagens de estimação convivendo em harmonia, demonstrando a esperança de um futuro melhor e mais feliz.

“Fiquei muito feliz quando soube que a minha capa tinha saído no jornal porque eu fiz tudo com carinho e usei minha criatividade. Gostei da visita, ter informação é importante para todos, pode ajudar as pessoas a saber as coisas e aprender mais”, disse.

Entre as aspirações para a próxima década, os cerca de 30 jornalistas mirins expressaram o desejo por um mundo melhor, com educação, meio ambiente preservado, tecnologia, sem fome e sem doenças. Após a atividade e entrevistas, realizadas entre abril e maio deste ano, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer a redação do jornal na tarde desta terça-feira (21).

Curiosos e animados, os alunos com idades entre 10 e 11 anos, fizeram perguntas aos profissionais da redação jornalística e refletiram sobre a importância do acesso à informação e o combate às fake news.

Arthur Vitor Lima, 10 anos, aprovou a experiência diferente com os colegas de turma. “Gostei de tudo, foi muito legal. Com informação a gente sabe o que está acontecendo no mundo e acho que isso pode nos ajudar na maioria das vezes”, comentou.

“Eu imaginava a redação um pouco diferente e com menos salas. Foi legal a visita e ver como tudo funciona até a notícia chegar para as pessoas. Ter informação é importante, se a gente não souber o que acontece não vai saber o que fazer e vai acreditar em fake news”, afirmou José Santhiago Rodrigues Félix, 11 anos.

“Adoro os passeios da escola, foi ótimo desenhar uma capa para o jornal e vir na redação hoje. Acho que fazer notícias é difícil e importante, e como os jornalistas eu gosto de ler e escrever também”, Larissa dos Santos Pereira Cristo, 10 anos.

Botão Voltar ao topo