
Criar uma loja virtual pode ser uma boa maneira de começar um projeto de renda extra ou abrir um negócio online que vai dar bons lucros com um custo menor de operação.
Existem algumas ações, como comprar domínio de site, investir em estratégias de marketing, entre outras coisas que podem fazer da sua loja virtual um sucesso.
Ter um e-commerce de sucesso pode ser o que você precisa para alcançar a sua liberdade no trabalho, ganhar um pouco mais e poder realizar seus sonhos materiais. Para isso, é preciso ter um planejamento e executar ações que vão te colocar na frente no mercado digital.
Quer saber quais as melhores dicas para criar uma loja virtual de sucesso? Nós te contamos algumas das possibilidades logo abaixo!
1 – Defina qual será o nicho da loja virtual
Definir um nicho é muito importante para que você consiga criar estratégias de marketing mais efetivas. Tente não começar com uma loja que vende tudo e escolha produtos que vão te definir em uma categoria.
Quando você se dedica a um nicho específico, vai construir uma clientela mais fiel e atender uma necessidade da sociedade. Definir exatamente qual é o seu nicho ainda abre a possibilidade da criação de conteúdo como forma de marketing que vai entregar valor aos seus potenciais clientes e elevar sua conversão em vendas.
2 – Comprar domínio de site
O domínio de um site é o endereço eletrônico pelo qual as pessoas vão acessar a sua loja virtual. Ele deve ser simples e fácil de ser lembrado, então aproveite para escolher o nome do seu negócio, por exemplo.
Comprar um domínio é importante para ter um endereço personalizado com terminação .com.br, que é a mais conhecida. Tudo isso adiciona também maior credibilidade ao seu negócio e essa é uma ação em que você não deve economizar.
Felizmente, registrar um domínio e contratar uma boa hospedagem para construir sua loja virtual são serviços baratos e acessíveis, basta que você escolha bons parceiros para te ajudar no seu novo projeto.

3 – Tenha uma boa identidade visual
A identidade visual não precisa ser algo extraordinária, mas é necessário que seja bem feita para que o seu negócio seja levado a sério. Por isso, contrate um designer para criar um logotipo profissional, trabalhar o design das campanhas e assim ter uma identidade visual bem trabalhada.
Não é necessário que a sua identidade visual esteja cheia de informações. Mesmo que seja algo minimalista, o importante é que ela passe uma imagem profissional.
Isso vale tanto para logotipos quanto para todo tipo de arte que você publicar no seu site ou em redes sociais.
4 – Tenha bons fornecedores
Os seus fornecedores devem ser de confiança, pois eles são parte importante do seu negócio e podem fazer a diferença nos seus resultados.
Um bom fornecedor, além de te entregar produtos de qualidade a preços justos, ainda se compromete com o seu negócio, entregando a mercadoria no prazo para que você não tenha sua imagem negativada perante os clientes.
No caso de uma loja no modelo Dropshipping, que é quando o fornecedor é responsável pela logística até a casa do cliente, é ainda mais importante que se escolha a dedo essas empresas.
No entanto, mesmo que você fique encarregado do estoque, escolher bons fornecedores pode evitar dores de cabeça para o seu negócio tanto na logística, quanto na qualidade do serviço e produto.
5 – Sempre analise a concorrência
Agora que você conhece o seu nicho, pesquise as melhores lojas concorrentes para entender como elas operam. A ideia aqui não é copiar o que elas fazem e sim fazer um benchmarking (melhores práticas de mercado) para que o seu negócio esteja no mesmo patamar.
Por isso, aproveite sua pesquisa para reconhecer e analisar as boas práticas da empresa, entender como elas se relacionam com seus clientes e utilize essas informações para criar o modo de operação da sua loja e a sua personalidade no mercado.
6 – Deixe bem claro as políticas do seu negócio
Trabalhar no ramo de e-commerce exige que você tenha bem definida as políticas de troca e devolução. Nem sempre você vai lidar com compras perfeitas, em que o cliente compra e o produto chega do jeito que ele quis.
Em alguns casos, o produto pode não ser exatamente o que o cliente precisava e ele precisa trocar ou devolver, então tenha suas políticas claras.
O mesmo serve para a política de privacidade. É importante que você deixe bem claro o que o seu negócio faz com as informações dos clientes. É preciso que você trate os dados com altíssimo nível de proteção, além de deixar essas informações claras, pois elas ajudam a construir a confiança no seu negócio.

7 – Trabalhe o marketing do seu negócio
É importante que você invista em estratégias de marketing para que o seu negócio seja conhecido. Isso inclui criação de conteúdo para blog e redes sociais, estratégias de tráfego orgânico e pago, além de e-mail marketing.
O e-mail marketing, principalmente, faz muita diferença na estratégia do seu negócio. Uma pesquisa mostra que usuários que compram produtos pelo Email Marketing gastam 138% a mais que consumidores que não recebem ofertas por e-mail.
Por isso, é essencial que a sua loja tenha essa estratégia ativa de vendas, assim como outros canais de atendimento que possam esclarecer dúvidas e facilitar a decisão de compra.
Uma loja virtual de sucesso precisa começar com um projeto, então é importante definir seu nicho, seu nome, comprar domínio de site e avaliar a concorrência para saber quais são as melhores práticas do mercado.
Também é importante investir em estratégias de marketing que vão tornar a sua loja conhecida por cada vez mais usuários. Para isso, utilize boas estratégias de conteúdo, tráfego e aproveite também para anunciar seus produtos em lojas parceiras, como os e-commerces do Magalu, Amazon, Mercado Livre, entre outros.
A partir dessas estratégias você consegue criar credibilidade para o seu negócio e aumentar as vendas até conseguir ter um negócio de sucesso.
Gostou das dicas para criar uma loja virtual de sucesso? Você já tem algum negócio online? O que acha dessas informações? Compartilhe com amigos que estejam interessados em ter o seu próprio negócio para ajudá-los a ir mais longe!