São José: Trabalho de oficina online durante pandemia vai para exposição

A árvore da espécie Samanea saman, conhecida popularmente por Árvore da Chuva ou Chorona, localizada no Parque da Cidade, é uma das imagens captadas e que está na exposição virtual. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O trabalho desenvolvido por trinta aprendizes da oficina de Fotografia Digital, oferecido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, ao longo dos últimos dois anos, resultou na exposição virtual na plataforma Behance FCCR.

Orientados pelos professores e fotógrafos Melissa Rahal e Gustavo Fataki, dentro do Programa Arte os Bairros, as imagens fotográficas são bastante diversificados, levando em consideração que foram feitas nos mais variados ambientes, durante a pandemia.

Os orientadores explicam que, nos anos de 2020 e 2021, os aprendizes foram estimulados a aguçarem seus olhares, a buscarem referenciais visuais onde a fotografia deixa de ser registro e se torna arte ao criarem imagens fotográficas dentro e fora de casa. O objeto foi usar a arte como um refúgio durante um momento tão difícil, que é uma pandemia. Através da lente, os alunos foram convidados a registrar momentos singulares do dia a dia e que, muitas vezes, passam despercebidos.

Para a fotógrafa Melissa Rahal, o desafio de seguir com as aulas de fotografia de modo online possibilitou a abertura de novas oportunidades, como a fotografia remota realizada através de chamadas de vídeos. Segundo ela, os alunos se sentiam muito mais motivados a participar das aulas e trazer o material que haviam coletado, compartilhando com os colegas e se empenhando cada vez mais.

As oficinas culturais digitais do Programa Arte nos Bairros manteve, desde o início do período de isolamento social, o projeto de ação cultural descentralizada, dando oportunidade aos artistas e orientadores artísticos de continuarem trabalhando de forma online. Da mesma forma, em suas casas, disponível para toda população, os alunos que se inscreveram nestas atividades formativas puderam dar continuidade ao aprendizado.

A oficina foi ministrada, de forma gratuita, no Cine Teatro Benedito Alves da Silva e nas casas de cultura Cine Santana, Chico Triste, Eugênia da Silva, Lili Figureira, Rancho do Tropeiro e Tim Lopes.

Alunos expositores:
Maria Silva
Eduardo Henrique Teixeira
Regina Maria Campos Pimentel
Lilica (Elisete)
Fernanda Merotto
Aziz Dib
Tera Lima
Claudina Helena de Campos
Bel Gomes
Edson Wander
Bárbara de Sousa Miranda
André Ferreira
Dora Aquino
Fernando Rodrigues de Barros
Thais Andrade Galvão de Medeiros
Vania Sarges
Patrícia Aparecida Almeida Araújo
Nelma Garcez
Lucimeire Costa
Milton Alves Barreto
Luís Carlos Siqueira
Rubia do Carmo
Renilda Moraes Marques
Poliana Venino
Clélia Ferreira
Luiza Helena Faria Rodrigues
Keila Coelho Neto Vieira Glória
Thamires Melo
Maria Aparecida da Silva Siqueira
Gray Cardoso

Botão Voltar ao topo