Samu de São José se mobiliza para atender casos de urgência do Covid-19

A central de atendimento do serviço funciona no Batalhão da Polícia Militar. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) colocou um terço da frota à disposição do atendimento dos casos de Covid-19. Três das nove ambulâncias que atuam em São José dos Campos estão preparadas para remoção de pacientes das unidades de saúde para o hospital.

Esses veículos foram designados para as situações de urgência e emergência da pandemia, em que é preciso o transporte imediato e em condições adequadas, com apoio de profissionais especializados: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Todos os carros estão adaptados para o serviço e são higienizados após cada chamado para garantir que não haja risco de transmissão pelo coronavírus. Devido à limpeza minuciosa, à paramentação e aos cuidados da equipe, pode haver um maior intervalo nos deslocamentos entre uma ocorrência e outra. Por isso, a coordenação médica do Samu pede a compreensão da população

Quando chamar

Com funcionamento ininterrupto, o Samu pode ser acionado pelo telefone 192. O objetivo é chegar rapidamente à vítima após ter ocorrido alguma situação que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências os casos de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica em residências, locais de trabalho e vias públicas.

Porém não se deve chamar o Samu para as situações que não caracterizam urgência ou emergência médica. Entre outras, são elas: febre prolongada, dores crônicas, vômito, diarreia, consulta médica ou exames, transporte de óbito, dor de dente, remoção sem regulação médica prévia, troca de sonda, corte com pouco sangramento, entorses, cólicas renais, transporte inter-hospitalar de paciente de convênio.

Botão Voltar ao topo