fbpx

Cursos do Fundo Social em São José transformam a realidade das pessoas

Os cursos oferecidos foram de Design de Sobrancelhas, Manicure e Pedicure e Padaria Artesanal, em parceria com as entidades sociais. (Foto: Lucas Cabral/PMSJC)

Poder mudar o rumo da própria vida para melhor. É com esse pensamento que 60 pessoas receberam, nesta tarde de segunda-feira (9), seus certificados de cursos de qualificação nas áreas de beleza e panificação, promovidos pelo Fundo Social de São José dos Campos. A partir de agora, eles poderão gerar renda e melhorar a qualidade de vida de suas famílias.

Os cursos oferecidos foram de Design de Sobrancelhas, Manicure e Pedicure e Padaria Artesanal, em parceria com as entidades sociais Colméia Valorizando a Vida, Obra Social Padre Komorek, Legião da Boa Vontade, Associação Virgem de Guadalupe e Cras (Centro de Referência e Assistência Social) Alto da Ponte.

As entidades identificam as demandas e o Fundo Social leva os cursos de interesse para todas as regiões da cidade. Desde 2017, já somam mais de 2.600 pessoas capacitadas em diversos cursos de qualificação, geradores de renda capazes de transformar a situação de vulnerabilidade de uma família.

Samara de Macedo Santos, de 19 anos, grávida de uma menina que nascerá em dois meses, depositou no curso de Padaria Artesanal a esperança de uma vida melhor para sua filha Maria Helena. “Eu trabalhava como ajudante geral em um restaurante e hoje estou desempregada. Vejo esse curso como uma oportunidade de melhorar meu currículo e de ganhar um dinheiro com a venda de pães”, disse.

Mãe de três filhos, com 6, 4 e 1 ano, Kelly Eduarda Rocha Luiz, de 25 anos, tem que sustentar as crianças sozinha. Para ela, que já é manicure e pedicure, fazer o curso de Design de Sobrancelhas significa aumentar a oferta de seus serviços e, consequentemente, a renda com seus trabalhos.

Desempregado há seis meses, Luiz Carlos de Siqueira, de 45 anos, já começou a colocar a mão na massa e a ganhar dinheiro. “Com o curso de Padaria Artesanal, aprendi a selecionar os produtos e fazer pães mais saudáveis, como o pão integral e o pão de ervas. Mas, para atender a clientela, faço também roscas doces e até sequilhos”, disse.

Mudança de comportamento

Além de geração de renda, esses cursos propõem também a mudança de comportamento. Um exemplo disso é a Associação Virgem de Guadalupe, em Santana, que oferece assistência às gestantes em situações de vulnerabilidades social e psicológica. Antes, a entidade comprava os pães que as gestantes consumiam durante o curso. Agora, são as gestantes que oferecem, voluntariamente, os pães a serem consumidos. É a generosidade aflorando no grupo.

Sobre os cursos voltados à área da Beleza, a professora Raquel Amaro, de Design de Sobrancelhas, explica que as aulas têm poder transformador na vida dos alunos. “Eles destravam emocionalmente, sentem que é possível conduzir suas vidas pessoais a partir da qualificação”, afirmou.

Botão Voltar ao topo