Museu de Caraguá recebe exposição ‘Fragmentos da Nossa História’

Por: Share:
Imagens de garrafas, santos, cristaleiras, pratos e chaveiros. (Foto: JC Curtis/Fundacc)

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe, a partir desta sexta-feira (11), a partir das 19h, a exposição ‘Fragmentos da Nossa História’. São objetos do cotidiano de antigos caiçaras e materiais de outras décadas que contribuíram na formação do município. A exposição vai até o dia 3 de março.

Poderão ser apreciados objetos como a imagem de Santa Rita, datada do século 19, reproduções de Santo Antônio e de São Benedito, confeccionado de nó de pinho por escravos e lamparinas (séc. 18/19), louças inglesas, chaveiros do antigo Hotel da Dona Binoca e do Praia Hotel, todos o século 20.

Tem também panelas de ferro e instrumentos centenários, fragmentos arqueológicos e até mesmo mobiliário antigo da Prefeitura que datam dos anos 40.

A historiadora e diretora do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”, Denise Lemes, explica que parte dos fragmentos históricos e arqueológicos foram doados por famílias caraguatatubenses, por meio do Projeto ‘Doando História’, e de amigos do MACC ao longo de quase duas décadas.

“Objetos significativos da produção humana que definem nossa relação econômica, política e social com o mundo, relevantes para o entendimento do processo histórico cultural. Fragmentos do cotidiano caiçara rural e urbano, antigo e recente, únicos como fonte de informação sobre a cidade e espelho de múltiplas culturas e ideologias que se entrelaçaram formando a complexa e rica cultura caiçara local”, define a historiadora.

Todos esses bens museológicos que compõem o acervo do MACC, além de obras importantes de artistas plásticos famosos regionalmente e internacionalmente, repousam em uma reserva técnica moderna e aberta à pesquisa. “Estão à espera de momentos como esse, de serem apresentados e reapresentados para nosso deleite e orgulho”, complementa Denise.

Serviço

Exposição ‘Fragmentos da Nossa História’

Abertura: 11/01/2019

Horário: 19h

Local: MACC – Museu e Arte e Cultura de Caraguatatuba

Endereço: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro