fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

ONG Esmeralda realiza última ação de 2017 nas praias de Ubatuba

Denominada Onda Verde, a equipe irá coletar resíduos dos lixos, recicláveis e não recicláveis, deixados pelos banhistas na praia. (Foto: Divulgação/PMU)

No próximo sábado, dia 30, a ONG Esmeralda realiza sua última ação desse ano na Praia Grande, em Ubatuba. Denominada Onda Verde, a equipe irá coletar resíduos dos lixos, recicláveis e não recicláveis, deixados pelos banhistas na praia.

A ideia da ONG surgiu após o idealizador Danilo Tauil, que é um administrador de empresas de Taubaté e surfista nas horas vagas, visitar as ilhas Mentawai, na Indonésia, e sentir que precisava fazer algo para preservar a natureza, começando próximo de casa.

“A natureza nos proporciona tanto, e o que nós fazemos por ela? Quando vi que podia fazer algo, iniciando como um trabalho de formiga no quintal de casa, foi que começou a surgir a ideia de realizar um trabalho nas praias, lugar que amo estar. E lá, do outro lado do mundo, nascia a Esmeralda.”, conta Danilo.

De volta ao Brasil, no seu quintal preferido, a cidade litorânea de Ubatuba, Danilo reuniu amigos, também engajados e preocupados com o meio ambiente e de diversas áreas de formação (engenheiros, biólogos, arquitetos e advogados), para colocar seu plano em prática. A semente foi plantada.

Depois de muitas reuniões e pesquisas, a missão foi definida: coletar e destinar corretamente o lixo das praias utilizando mão de obra nativa, promovendo consciência ambiental e suporte social. A raiz se desenvolveu.

O primeiro mutirão de limpeza foi realizado na Praia Grande, em Ubatuba, no dia 19 de novembro de 2017, intitulada de “Onda Verde”. A ação teve o saldo de 660 litros de lixo coletados, o que representa cerca de 22 sacolas cheias com cerca de 60 kg. Essa primeira ação contou com a ajuda de 17 voluntários e doação de material por empresas amigas, que apoiam o projeto. As primeiras folhas apareceram.

A ideia da ONG é se fortalecer e crescer para, em breve, terceirizar a coleta com o auxílio de catadores e cooperativas locais, que serão contratados para realizar o trabalho semanalmente nas praias e transformar o material reciclável, além de destinar corretamente o lixo não reciclável. Esse trabalho, além de preservar a natureza, visa ajudar a comunidade local e realizar a conscientização da importância da preservação ambiental.

A última atividade desse ano será realizado à partir das 8h30, com saída em frente ao Baguari, no canto esquerdo da Praia Grande, em Ubatuba.

“Estamos realizando atividades mensais nas praias, mas a preocupação individual deve ser diária e cada um deve ter consciência de levar seu lixo embora para o correto descarte. Cada bituca de cigarro, lata ou plástico deixado nas areias vai para o mar e pode matar centenas de animais marinhos.”, relata Marcela Abirached, integrante da Esmeralda.

Para conhecer mais e participar das ações da ONG Esmeralda, os interessados podem acessar as redes sociais, como a página do Facebook @ong.esmerald, Instagram @ong.esmeralda ou ainda pelo site www.ongesmeralda.com.

Botão Voltar ao topo