
A Unidade de Atendimento Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) de Caraguatatuba está realizando uma capacitação sobre testes rápidos de detecção de HIV, hepatite B e C e DSTs, para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que trabalham na rede municipal de saúde.
O objetivo é preparar mais profissionais para a realização da campanha nacional “Fique sabendo”, que promove o diagnóstico rápido de HIV, DSTs e hepatite e que ocorre entre os dias 25/11 até 2/12. Ao todo, 50 profissionais estão sendo treinados para a campanha.
De acordo com a coordenadora do programa de combate ao HIV e DSTs, Maria Rodrigues, a UAMI trata de 957 pessoas com doenças infectocontagiosas, sendo que mais da metade são portadores de HIV.
“São 567 casos de HIV em Caraguatatuba, sendo que neste ano foram detectados 13 novos casos. A maioria dos pacientes tem faixa etária de 20 a 49 anos. Precisamos atingir a população de uma forma eficaz para combater essa doença”, afirmou a coordenadora.
Maria Rodrigues falou ainda sobre os testes rápidos, ressaltando a importância do diagnóstico precoce.
“O UAMI está de portas abertas para realizar os testes rápidos. Eles nos mostram um diagnóstico preciso e eficiente. Só 15 minutos e o resultado já é obtido. Isso nos ajuda a encaminhar rapidamente o paciente para o tratamento de sua doença”, disse.
O UAMI também fornece tratamento para 281 pessoas com hepatite C e 109 com hepatite B. A unidade fica na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, no bairro Sumaré. O telefone é (12) 3883-1373.