publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alckmin se reúne com ministropara tratar da fosfoetanolamina

No encontro, foi debatido o uso da fosfoetanolamina em pacientes com câncer. (Foto: Eduardo Saraiva/Governo do Estado)
No encontro, foi debatido o uso da fosfoetanolamina em pacientes com câncer. (Foto: Eduardo Saraiva/Governo do Estado)

O governador Geraldo Alckmin recebeu na tarde da sexta-feira, 27, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, para debater o uso da fosfoetanolamina em pacientes com câncer. Acompanhado do secretário de Estado da Saúde, David Uip, do professor Gilberto Chierice, da USP, de pesquisadores e parlamentares, Alckmin entregou a Castro ofício solicitando o uso compassivo da fosfoetanolamina, conforme resolução RDC nº 38/2013, do Ministério da Saúde, que abre exceção para que substâncias possam ser utilizadas até que tenham aprovação final do Governo Federal.

No ofício, o governador também informa que pretende dar início a testes clínicos em hospitais da rede pública estadual para avaliar a eficácia da fosfoetanolamina sintética em até mil pacientes. A discussão para estabelecer o protocolo dos estudos terá início na próxima semana. Finalizada esta etapa e com aprovação da Anvisa, o Estado começa os testes clínicos.

Na reunião, a USP cedeu ao Estado o direito à pesquisa e produção da substância para que seja utilizada nos testes. Essa produção será realizada pelo laboratório Furp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo