publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Com apoio da Lei de Incentivo, time feminino de Taubaté se estabelece como uma das forças do estado

Esse histórico dá ao Taubaté o merecido status de força do futebol paulista

Com apoio da Lei de Incentivo, time feminino de Taubaté se estabelece como uma das forças do estado
Com apoio da Lei de Incentivo, time feminino de Taubaté se estabelece como uma das forças do estado. (Foto: Divulgação)

Desde que foi fundado, em 2011, o futebol feminino da Associação Desportiva Taubaté nunca deixou de figurar entre os principais times do estado. A equipe joga constantemente a Série A1 do Campeonato Paulista e até semifinal do torneio já fez, em 2018, quando parou no Corinthians.

Esse histórico dá ao Taubaté o merecido status de força do futebol paulista. Nesta temporada, além do estadual, o time disputa o Campeonato Brasileiro da Série A2, equivalente à segunda divisão, e a Copa do Brasil, onde faz sua estreia.

“No Paulista, estar entre as oito principais equipes do estado já representa uma conquista estratégica para o clube. Em âmbito nacional, temos claro o objetivo de retornar à Série A1 do Brasileiro, e na Copa do Brasil, essa primeira participação é um marco importante para o nosso projeto esportivo”, afirma Armando Díaz, coordenador do projeto do futebol feminino do Taubaté.

Mas não se ganha nada sem uma base forte. E isso o Taubaté faz com maestria. O clube é conhecido também pelo seu competente trabalho na formação de novos valores. Nos últimos anos, nomes como Ariel, Laís Estevam e Victoria Liss saíram dos campos do bairro Pinhão, onde fica o centro de treinamento da equipe.

“O futebol feminino representa para a cidade de Taubaté muito mais do que uma modalidade esportiva. Ele simboliza inclusão, protagonismo feminino e desenvolvimento social e cultural. A presença de uma equipe competitiva e estruturada inspira mulheres a praticarem esporte e fortalece políticas públicas voltadas à equidade de gênero”, comenta Armando.

O clube é conhecido também pelo seu competente trabalho na formação de novos valores. (Foto: Divulgaçã/GESP)

Desde 2020, o Taubaté capta via Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, plataforma de financiamento do Governo do Estado de São Paulo. Esse recurso tem sido essencial para o clube garantir material de treino e jogo e manter a estrutura administrativa. “Esse recurso é fundamental para o florescimento do futebol feminino em Taubaté. Viabiliza investimentos cruciais em infraestrutura, treinamento e participação em competições de alto nível”, complementa Armando.

A estreia do Taubaté no Paulistão é nesta quinta-feira (8), contra a Ferroviária, em Araraquara. No Brasileirão da A2, a equipe é a quarta colocada no Grupo A, posição que lhe dá vaga nas semifinais. Já na Copa do Brasil, a estreia acontece em junho.

 

Botão Voltar ao topo