
A sessão plenária solene da APL (Academia Pindamonhangabense de Letras) marcada para esta sexta-feira (30), às 20 horas, será realizada no auditório da Acip – Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba (avenida Deputado Caro César, 44 – centro).
A sessão mensal, que normalmente acontece nas dependências do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, precisou mudar de local neste mês, já que no mesmo dia, o funcionalismo público municipal estará de folga, pelo Dia do Funcionário Público, celebrado no dia 28, mas prorrogado na cidade.
Um dos grandes momentos da plenária de outubro, será a entrega da Medalha Athayde Marcondes à acadêmica, professora e escritora Júlia San Martin Boaventura.
Ela receberá a honraria em homenagem ao seu grande empenho, dedicação e pesquisa em prol da história de Pindamonhangaba.
PROGRAMAÇÃO
• Apresentação musical com alunos da Fasc – Faculdade Santa Cecília (coordenação da acadêmica professora Jaqueline Bigaton).
• Homenagem ao inesquecível professor José Wadie Milad, pelo acadêmico romancista e também professor, Ricardo Estevão.
• Apresentação do novo livro da acadêmica vice-presidente da APL, Juraci de Faria: “Memorial do Monastério”, com poemas da autora e iluminuras de Marina Oliveira.
• Condecoração com a Medalha Mérito Athayde Marcondes, conforme Decreto Legislativo 03/2013, requerimento 2.243/2013, ambos de autoria do vereador José Carlos Gomes Cal, como ocorre anualmente em comemoração ao aniversário de nascimento de Athayde Marcondes (11/10/1863 – 13/9/1924) patrono da cadeira nº13 de membro titulares. Este ano a agraciada será a acadêmica autora de obras relacionadas ao resgate da história de Pindamonhangaba, acadêmica, professora e escritora Júlia San Martin Boaventura.