Academia Pindamonhangabense de Letras encerra o ano com celebração dos 63 anos, posse da diretoria e lançamento de antologia

A programação especial contou com uma confraternização de final de ano, o lançamento da Antologia Poética da Celebração 2025, considerada um verdadeiro presente literário, e a posse do Conselho Diretor eleito, reforçando a continuidade e o trabalho desenvolvido pela APL ao longo das décadas

Diretoria renovada da APL. (Foto: PortalR3)

A sexta-feira, dia 12, entrou para a história da Academia Pindamonhangabense de Letras (APL). Em uma noite marcada por emoção, alegria e união, a instituição celebrou seus 63 anos de trajetória dedicados à valorização da literatura e da cultura, durante o evento de encerramento do ano, que reuniu acadêmicos, convidados e parceiros.

A programação especial contou com uma confraternização de final de ano, o lançamento da Antologia Poética da Celebração 2025, considerada um verdadeiro presente literário, e a posse do Conselho Diretor eleito, reforçando a continuidade e o trabalho desenvolvido pela APL ao longo das décadas.

À frente da Academia segue a presidente Rhosana Dalle, ao lado do vice-presidente Luis Claudio Antunes, conduzindo a instituição no próximo biênio. Integram ainda a diretoria os acadêmicos Kleber Santiago (1º secretário), José Luiz Gândara Martins (2º secretário), Maurício Cavalheiro (1º tesoureiro) e Jaqueline Bigaton Porto (2ª tesoureira). O Conselho Consultivo também foi oficialmente empossado, reunindo representantes que fortalecem o diálogo institucional e a experiência da Academia.

Neste ano, a APL contará ainda com uma Diretoria de Eventos, formada pelas acadêmicas Herica Veryano e Suzana Ribeiro, e uma Diretoria de Comunicação, composta pelas acadêmicas e também jornalistas Maria Fernanda Munhoz e Júlia Fernanda Carvalho, ampliando as ações de integração, visibilidade e fortalecimento da produção literária e cultural da instituição.

Aniversário da APL. (Foto: PortalR3)

Em sua fala, a presidente destacou o simbolismo da noite e o compromisso coletivo com a literatura. “Celebrar 63 anos da Academia é celebrar pessoas, histórias e palavras que transformam. Esta noite representa nossa gratidão pelo caminho percorrido e, principalmente, a esperança e a responsabilidade de seguir escrevendo juntos os próximos capítulos da APL, sempre com amor à cultura e à literatura”, afirmou Rhosana Dalle.

O evento foi marcado por momentos de confraternização, abraços, sorrisos e poesia, traduzindo o espírito de união que move a Academia. A APL agradeceu ao Restaurante Vitória, aos músicos — representados por Lia de Oliveira — e à presença da secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura, Rebeca Guaragna, que prestigiou a celebração.

Com a nova diretoria devidamente empossada, a Academia Pindamonhangabense de Letras encerra o ano reafirmando sua história, sua relevância cultural e o compromisso de seguir promovendo a literatura e a produção intelectual no município.

Botão Voltar ao topo