
No dia último dia 30 de setembro a Santa Casa de São José dos Campos promoveu entre seus colaboradores o Ciclo de Palestras sobre Doação de Órgãos.
Ao longo do dia, a equipe multidisciplinar participou de palestras sobre o “Protocolo de Diagnóstico de Morte Encefálica” com a enfermeira Eliane Cristine C. Soares, especializada em cuidados críticos e cardiologia e coordenadora do CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), sobre a “Manutenção Hemodinâmica do Potencial Doador” com o enfermeiro José Maria do Nascimento, e sobre “Entrevista Familiar” com a enfermeira Vânia Cristina Machado Dias.
Segundo a enfermeira intensivista, Denise de Paula Cerqueira, “ainda há um não entendimento tanto da equipe multidisciplinar da saúde, quanto dos familiares ou pessoas leigas sobre a morte encefálica. Alguns ainda não conseguem entender que quando o paciente tem o diagnóstico de morte encefálica, ele já está morto.
É difícil para a família e, muitas vezes, para própria equipe aceitar isso. A intenção é conseguir fazer com que as pessoas entenderem que, com a doação de órgãos, o indivíduo morto pode salvar a vida de várias pessoas”.