Ônibus SP Por Todas leva atendimento e acolhimento para mulheres de todo o estado; veja como funciona
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, disponibiliza às mulheres o Ônibus SP Por Todas, com o objetivo de oferecer acolhimento, orientação e proteção às mulheres nos municípios em que transita.
O Governo de São Paulo deu início nesta quinta-feira (20) ao movimento “SP Por Todas: 21 Dias por Elas” , promovendo serviços e ações de conscientização para prevenir e combater a violência contra as mulheres ao longo de 21 dias seguidos.
A programação faz parte dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, iniciativa da ONU Mulheres. No Brasil, a mobilização tem início a partir do Dia da Consciência Negra (20/11) até o Dia Internacional dos Direitos Humanos(10/12).
Com a proposta de prestar atendimento humanizado e sigiloso, o Ônibus SP Por Todas atua em locais de grande circulação e em eventos públicos, disponibilizando serviços de acolhimento, escuta e apoio à segurança das mulheres.
“O ônibus é estruturado com uma sala de atendimento com porta, para preservar a imagem da mulher. Ela é acolhida e, se precisar fazer um boletim de ocorrência, solicitar medida protetiva, revisão de pensão alimentícia ou divórcio, tem todo esse serviço à disposição.
Além disso, há uma sala de espera e um espaço com mesa, e um cuidado com as crianças, com materiais para desenhos, usado para acolher os filhos enquanto as mães são atendidas”, explicou Soraya Romina, diretora de projetos da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado de São Paulo.
O serviço também oferece orientações em casos de violência doméstica, apresentando o aplicativo SP Mulher Segura, que unifica serviços voltados às vítimas de violência doméstica e familiar, facilitando o registro de ocorrências e o acionamento da Polícia Militar, além de contar com um botão do pânico.
Outro destaque é o protocolo Não se Cale, iniciativa que fornece diretrizes e cursos para estabelecimentos, capacitando colaboradores a prestar auxílio adequado às vítimas de assédio, abuso, violência e importunação: desde a saída segura do local até o acionamento da rede pública de saúde e segurança. Ampliando o atendimento, a Secretaria realizou parcerias com academias, Conselho Regional de Odonto, fisioterapeutas, farmácias, e um hospital para promover o curso de capacitação aos profissionais desses locais. Em aeroportos, panfletos também estão disponíveis, além do português, em inglês e espanhol, para atender mulheres de outras nacionalidades.
O ônibus também conta com serviços da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Delegacia de Defesa da Mulher.
A equipe é formada por assistentes sociais e psicólogas, que realizam o primeiro acolhimento e, a partir dele, direcionam os atendimentos aos demais serviços necessários.
A circulação do Ônibus SP Por Todas acontece a partir de solicitações feitas pelos próprios municípios. Segundo Soraya, a equipe divulga o serviço durante grandes eventos e mantém contato direto com prefeituras, câmaras municipais e secretarias da mulher, que podem solicitar oficialmente a presença do veículo por meio de um ofício encaminhado à Secretaria Estadual.
A partir dessas solicitações, a agenda é organizada conforme a disponibilidade do ônibus e a demanda local. Desde sua inauguração, as ações articuladas já percorreram mais de 30 cidades e foram realizados mais de 800 atendimentos.
Desde o lançamento, o serviço já atendeu diversas mulheres que buscaram apoio e orientação. De acordo com Soraya Romina, os atendimentos realizados pelo Ônibus SP Por Todas costumam gerar resultados positivos e transformadores.
“A depender do tempo em que o ônibus está no município, recebemos retornos dos desfechos e do impacto do atendimento recebido na vida das mulheres.
Tivemos mulheres com medidas protetivas que estavam sendo perseguidas e, por meio do aplicativo SP Mulher Segura, identificamos os agressores, que foram presos e estão sendo monitorados. Ou mesmo quando recebemos um abraço de agradecimento inesperado de uma mulher que finalmente conseguiu dormir após receber o acolhimento que precisava. Esse retorno é muito gratificante e confirma que estamos salvando a vida de mulheres”, relatou.
SP Por Todas
São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas.

