
Na quinta-feira (5), o auditório do Centro da Juventude, no Jardim América, foi palco de uma importante ação de conscientização voltada para a segurança no transporte escolar em São José dos Campos.
A palestra, conduzida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Detran-SP, uniu esforços para garantir a segurança de crianças e adolescentes no trajeto entre a casa e a escola.
Prevenção e Segurança
O palestrante Alan Cordeiro, policial rodoviário federal que atua na cidade desde 2024, abriu o encontro ressaltando a importância de uma mudança de mentalidade no trânsito. Segundo ele, a nomenclatura oficial mudou de “acidente” para “sinistro”, um termo que reforça que a maioria das ocorrências é evitável e fruto de falha humana.
“Nós entendemos que quanto mais vulnerável maior deve ser a proteção. Fazemos palestras também em empresas e outros órgãos, mas essa interação com o transporte escolar é fundamental”, destacou Alan, que é pai da pequena Maria Eduarda, 3 anos, e trouxe para a palestra um olhar humanizado sobre o tema.
Regras, Documentação e Ilícitos
Durante a capacitação, os condutores foram orientados sobre as exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Um dos pontos de maior atenção foi o alerta sobre a Autorização de Transporte Escolar (ATE): o documento emitido pelo Detran precisa estar obrigatoriamente afixado no veículo (preferencialmente plastificado e visível entre o painel e o para-brisa dianteiro inferior direito), sob pena de multa.
Além disso, foram detalhadas as regras gerais de caracterização e operação:
Identificação Visual: O veículo deve possuir a pintura de faixa horizontal amarela com o dístico “ESCOLAR” em preto (ou cores invertidas, caso o veículo seja amarelo), conforme o Art. 136 do CTB.
Combate a Ilícitos: A palestra alertou para crimes como o exercício ilegal da profissão (transporte sem autorização) e a improbidade administrativa, caracterizada pelo desvio de finalidade no uso de ônibus escolares.
Equipamentos: Inspeção semestral, uso de tacógrafo, cintos de segurança em boas condições e dispositivos de acessibilidade devidamente registrados no documento do veículo.
Atividade Prática: “Fiscalização-Escola”
Após a teoria, os participantes seguiram para a área externa para a atividade “Fiscalização-Escola”. Com duas vans escolares à disposição, os agentes Alan Cordeiro e W. Leal (PRF), junto a Douglas Bonani e Ediany Kozlowski (Detran), demonstraram na prática como identificar irregularidades e realizar a manutenção preventiva.
Para a condutora Lucélia Ferreira da Silva Sousa, de 43 anos e há 12 na profissão, o evento foi uma oportunidade vital. “Transporto o bem mais precioso dos pais. É muita responsabilidade, mas amo o que faço. Participo de tudo que enriqueça minha experiência”, afirmou.
A integração inédita também foi celebrada por Ediany Kozlowski, do Detran. “Esta é a primeira vez que temos uma interação com a PRF na parte educativa. É muito importante dar essa oportunidade para que os condutores possam sanar dúvidas e compartilhar experiências”, concluiu.
São José Unida
Com ações como esta, São José dos Campos reafirma seu compromisso em unir esforços das diversas forças de segurança por meio do São José Unida em um único objetivo, proteção, fiscalização e prevenção da ordem pública.

