
A primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2026 em São José dos Campos registrou uma queda nos números de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O Índice Breteau (IB), que mede a presença de larvas do inseto em recipientes com água parada, caiu de 2,2 em 2025 para 1,2 neste ano, redução de aproximadamente 45%. Isso significa que, a cada mil imóveis vistoriados, foram encontrados 12 focos do mosquito.
Levantamento
Ao todo, foram vistoriados 17.709 imóveis em 3.137 quarteirões, abrangendo as 42 áreas urbanas do município, das quais 25 foram classificadas como satisfatórias (IB até 0,99), 17 em estado de alerta (entre 1 e 3,9) e nenhuma em risco (acima de 3,9).
O levantamento exclui imóveis desabitados, terrenos baldios, praças e áreas verdes. Acesse a lista completa com os bairros.
Com base nos dados, a Prefeitura avalia e ajusta as estratégias adotadas, redirecionando ações conforme a necessidade de cada região.
Além das atividades diárias, o combate à dengue é intensificado com uso de drones, carro antidengue e utilização de tablets pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Toda semana, a Operação Casa Limpa visita diferentes bairros, recolhendo objetos que podem acumular água.
Colaboração
Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas. Por isso, é fundamental que os moradores redobrem os cuidados dentro de casa, como evitar o uso de pratinhos embaixo das plantas e manter bem tampados os reservatórios e caixas-d’água, e sejam cordiais com os agentes, deixando-os entrar para verificar os possíveis criadouros. Eles estão atuando para garantir a saúde de todos.
Em caso de dúvidas sobre a identificação, os profissionais estão sempre uniformizados e com crachá da Prefeitura. Os registros também podem ser consultados online, a partir do nome ou matrícula.
Confira mais informações sobre a campanha e ao identificar qualquer possível foco do mosquito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).
Histórico
Ao longo do ano passado, os indicadores da ADL apresentaram variações significativas. Após o resultado de 2,2 em janeiro, o município obteve 1,2 em maio, 0,3 em julho e 0,5 em outubro, demonstrando eficácia nas medidas de controle e prevenção.

