Programa “Reforma que Transforma” da Gerdau concluiu mais de 100 obras em Pindamonhangaba durante 2025

Iniciativa beneficiou mais de 3 mil pessoas em todo o Brasil, focando em dignidade habitacional e acessibilidade; banheiros e cozinhas estão no topo das intervenções

Unidade da Gerdau em Pindamonhangaba. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

O Reforma que Transforma celebra seus resultados de 2025, se consolidando como o maior projeto social da história da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço. Com 4 anos de atividade, o projeto já realizou 3.021 obras em todo o Brasil. Com foco em combater o déficit habitacional qualitativo no Brasil, a cidade de Pindamonhangaba (SP) foi a mais beneficiada pelo programa no ano, com 103 residências reformadas.

O Reforma que Transforma oferece o chamado “kit reforma”, que contempla projeto, materiais e mão de obra qualificada. Para famílias em situação de vulnerabilidade, as obras são viabilizadas via subsídio integral.

“Mais do que uma reforma, entregamos um modelo que combina viabilidade técnica e impacto social em escala. O objetivo da Gerdau é transformar casas impróprias em lares seguros, pois entendemos que uma moradia digna e saudável é o ponto de partida para que o indivíduo tenha mais autoestima, saúde e condições de construir um futuro melhor. Assim, criamos um efeito positivo em cadeia que reflete diretamente na saúde, na educação, na inclusão e na economia das comunidades.” afirma Paulo Boneff, Líder Global de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Organizacional da Gerdau.

O projeto não apenas melhora a infraestrutura das residências, mas também movimenta a economia, tendo envolvido diretamente 21 executores e 28 lojistas parceiros na execução das obras e fornecimento de materiais. Além disso, das 539 obras entregues, 48 foram doadas para colaboradores da Gerdau.

Dona Maria do Carmo e seu marido, beneficiados pelo projeto em Pindamonhangaba, tiveram seu quarto restaurado, uma vez que esta parte estava em estado bruto, com paredes sem reboco, piso de cimento irregular e portas e janelas antigas que mal funcionavam, deixando entrar frio e poeira. A intervenção técnica foi completa. Foram instaladas novas portas e janelas, as paredes e o teto receberam reboco, emassamento e pintura, eliminando a sensação de obra inacabada. Por fim, o piso foi regularizado com um novo contrapiso e ganhou o revestimento cerâmico, trazendo conforto e beleza.

“Eu via as paredes sem reboco e achava que ia ficar por isso mesmo. Mas o projeto chegou e transformou tudo, hoje não entra mais poeira, o chão é liso e o quarto é quentinho. Ter um lugar assim, aos 75 anos, trouxe o respeito que a gente merecia depois de tanto trabalhar. Agora eu tenho paz para descansar”, afirma Dona Maria do Carmo.

Botão Voltar ao topo