Prova de Abertura – Região de Aveiro marca arranque da época de Estrada em Portugal

A tradicional prova que assinala o regresso à estrada das formações continentais e do escalão sub-23, tem um percurso maioritariamente plano e deverá ser discutida ao sprint

A Prova de Abertura -Região de Aveiro abre a época ciclística em Portugal. (Foto: FP Ciclismo)

Habitualmente realizada ao domingo, a prova foi antecipada um dia e disputa-se no próximo sábado, 7 de fevereiro, devido à realização da segunda volta das eleições para a Presidência da República. A corrida inaugura o calendário competitivo de 2026 e termina em Ovar, município que acolhe também, no mesmo dia, a apresentação das equipas e do calendário da nova temporada. O pelotão nacional estreia-se assim na nova época com uma prova já emblemática do ciclismo português, num percurso que este ano liga Ílhavo a Ovar, ao longo de 160,7 quilómetros, atravessando os 11 concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

O traçado é maioritariamente plano, criando condições favoráveis aos sprinters, mas inclui vários momentos competitivos intermédios, com quatro Metas Particulares que prometem animar a corrida e proporcionar pódios específicos. A extensa reta em Ovar antevê uma chegada ao sprint, colocando à prova os corredores mais rápidos do pelotão. A prova percorre todo o território da Região de Aveiro e contará com a presença das nove equipas continentais portuguesas, equipas de formação (Sub-23) e ainda três equipas de clube espanholas, reforçando a dimensão competitiva e internacional do evento.

Figueira e Algarve animam fevereiro

Logo a seguir à “Abertura”, o mês de fevereiro contempla competições de renome internacional, casos da Figueira Champions Classic, corrida só de uma só etapa, que se disputa no dia 14 na cidade da Figueira da Foz. Criada em 2023, rapidamente conquistou destaque internacional e, já em 2024, foi promovida ao circuito UCI ProSeries na categoria 1.pro1. O evento integra o calendário ciclístico nacional e atrai atletas de todo o mundo, graças ao seu percurso desafiador e pitoresco, que atravessa paisagens deslumbrantes e exigentes. António Morgado, o jovem português da UAE Team Emirates XRG, foi o vencedor da edição de 2025, superando nomes como Paul Magnier (Soudal Quick-Step) e Mathias Vacek (Lidl-Trek), que completaram o pódio. Entre as equipas continentais portuguesas, Tiago Antunes (Efapel Cyling) foi o melhor elemento ao terminar na 34ª posição, a 1m30s do vencedor.

A sempre apetecida Volta ao Algarve disputa-se entre os dias 18 e 22 de fevereiro de 2026, ao longo de cinco etapas, num total de 697,41 quilómetros cronometrados, num traçado que introduz várias novidades do ponto de vista desportivo e promete uma corrida mais dinâmica, disputada e imprevisível desde o primeiro dia. A organização revelou o percurso completo da edição de 2026 e confirmou a presença de várias das principais equipas do pelotão internacional, incluindo a líder do ranking UCI em 2025.

Na edição de 2025, o dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma/ Lease a Bike) conquistou a 51ª edição da categorizada competição, sucedendo ao belga Rempco Evenepoel (Soudal Quick-Step), superando a concorrência no último dia da “Algarvia” num contrarrelógio entusiasmante e espetacular. Quem também acabou por não festejar foi Jan Christen: o suíço da UAE Team Emirates XRG foi o dono da Camisola Amarela Visit Algarve durante toda a semana, mas acabou por ficar com o último lugar do top-10 da GC e perder também a Camisola Branca respetiva ao líder da Juventude.

Como temos vindo a noticiar, Portugal foi fustigado pelo mau tempo, que, para além da dezena de mortos já confirmada, provocou um rastro de destruição um pouco por todo o país, com particular incidência na Zona Centro. Depois das depressões Ingrid, Joseph e Kristin – a mais violenta -, há dias chegou a tempestade Leonardo, que trouxe consigo mais chuva e vento muito forte, fenómeno que tem causado várias inundações, para lá da forte agitação marítima. Segundo as últimas previsões, o tempo tende a melhorar gradualmente, prevendo-se a sua normalização para meados do mês. Em princípio, como tudo indica, as provas de ciclismo irão realizar-se nas datas previstas, ainda que a Prova de Abertura-Região de Aveiro possa ser disputada debaixo de chuva intensa.

Vaz Mendes
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

Botão Voltar ao topo