
A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do Programa de Residência Médica do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, em São José dos Campos, será realizada no dia 12 de fevereiro, às 10h, no Centro de Formação de Educadores (CEFE), em Santana.
A solenidade irá marcar a formatura da 24ª turma, no total de 43 médicos.
Ao todo, 26 médicos concluem a residência vinculados ao programa do Hospital Municipal e 17 da Universidade Anhembi Morumbi, distribuídos nas seguintes especialidades: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Urologia.
Entre os programas oferecidos, Clínica Médica, Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatologia possuem duração de dois anos, enquanto os demais contam com três anos de formação, reunindo ensino teórico, prática assistencial e acompanhamento contínuo por preceptores.
Especialização
Entre os formandos está Renata Antunes Rangel, residente de Clínica Médica, que conclui dois anos de especialização. Segundo ela, a residência foi determinante para o amadurecimento profissional.
“A especialização muda completamente a nossa carreira. O aprendizado teórico cresce muito, temos uma equipe de clínica médica muito completa, mas o acompanhamento prático e próximo dos preceptores faz toda a diferença, abre muitas portas”, afirma.
Natural de Guaratinguetá, Renata mora em São José dos Campos desde antes da graduação em Medicina, realizada na Universidade de Taubaté. Após atuar em UPAs e prontos-socorros da região, optou por permanecer na cidade para realizar a residência no Hospital da Vila e agora se prepara para a subespecialização em Geriatria, que deverá ser feita em instituições da capital paulista.
Também conclui a residência Yuri Afonso Sanchez Tanaka, da especialidade de Cirurgia Geral, após três anos de formação. Para ele, o processo foi marcado por evolução técnica e humanização no cuidado.
“A cada ano da residência percebemos uma evolução clara nas nossas capacidades e no cuidado com o doente. A formação vai além da técnica, ensinando a cuidar da pessoa que vive com a doença”, destaca.
Formado em Medicina pela UniFOA, em Volta Redonda (RJ), Yuri tem origem familiar em Londrina (PR) e planeja permanecer atuando na própria instituição, tanto em ambulatório quanto em cirurgias eletivas, além de contribuir para a formação das novas turmas de residentes.
“A ideia é continuar no serviço e colaborar com o aprendizado das novas gerações”, completa.
Mais profissionais qualificados
Para o diretor técnico do Hospital Municipal, Dr. Carlos Maganha, a formação de especialistas é estratégica para o fortalecimento do sistema de saúde e para a qualidade do atendimento prestado à população.
“A formação médica é fundamental. É muito importante investir na especialização em diversas áreas da Medicina e contar com um programa estruturado para formar esses profissionais. Ter um programa de residência tão robusto quanto o nosso garante médicos mais preparados e um cuidado cada vez mais qualificado para a população”, destaca
A cerimônia simboliza o encerramento de um ciclo de intensa dedicação e o início de uma nova etapa profissional para os médicos. Implantado em 2000, o programa de Residência Médica do Hospital Municipal já formou ao longo desses anos 575 médicos especialistas.
O Hospital Municipal é uma unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
O CEFE fica na Rua Olivo Gomes, 250, em Santana (ao lado do Parque da Cidade).

