
As estruturas de Pindamonhangaba para receber os equipamentos de transmissão, bem como as parabólicas para captar sinais de satélites dos canais públicos de TV, foram aprovadas pelo Ministério das Comunicações, que enviou um relatório detalhado com os dados na última semana.
O documento é resultado da inspeção técnica realizada em dezembro de 2025 pelo setor de engenharia elétrica e de telecomunicações do Ministério das Comunicações, via Programa Brasil Digital, coordenado pela Empresa Brasil de Comunicações (EBC). Na ocasião, além da vistoria nas instalações do Pico do Itapeva, que possui o abrigo e torre para transmissão dos sinais, o engenheiro Rodrigo Alves da Silva realizou medições também na Prefeitura e na Câmara de Vereadores – locais que, de acordo com os técnicos do Ministério das Comunicações, podem receber as parábolas para recebimentos dos sinais de satélite referentes às emissoras.
Os serviços foram acompanhados pelo diretor de Rádio e TV da Prefeitura, Odirley Pereira, pelo analista de comunicação da Câmara, Luiz Carlos Pinto, e por membros da Secretaria de Serviços Públicos de Prefeitura, que forneceram dados e informações sobre as características do município.
Além da assinatura de aprovação, o relatório do Governo Federal traz detalhes estruturais e indica poucas etapas a serem concluídas, como, por exemplo, a implantação de internet em fibra óptica, construção de bases de fixação das antenas parabólicas e aterramento da torre e do abrigo.
Com a aprovação, o Ministério das Comunicações dará prosseguimento na produção dos transmissores dos canais de TV para a Prefeitura e para a Câmara.
O secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió, destacou que “os canais de Pindamonhangaba vão ajudar a divulgar ações educativas de Pindamonhangaba, serviços de utilidade pública, transmissão de audiências públicas e fóruns sociais, prestação contas dos trabalhos do município, levando informação de qualidade para facilitar e melhorar a vida da população, que são os objetivos da gestão do prefeito Ricardo Piorino”. Ele reiterou o objetivo da administração municipal, “de criar uma comunicação transparente, eficiente e com responsabilidade social”, finalizou.

