
A cidade de Jacareí encerrou o ano de 2025 com o menor número de óbitos registrados em vias municipais entre os municípios com mais de 200 mil habitantes do Vale do Paraíba. Este é o quinto ano consecutivo em que Jacareí lidera esse importante indicador de segurança viária, conforme os dados oficiais divulgados na última semana pelo sistema INFOSIGA, do Detran-SP.
O levantamento aponta que aproximadamente 70% das mortes no trânsito na cidade ocorreram com motociclistas, evidenciando a vulnerabilidade desse grupo e a necessidade de medidas específicas de proteção. A apuração das causas dos acidentes com vítimas fatais revelou que 94% foram provocados por imprudência na condução dos veículos.
Entre os avanços mais significativos na gestão da Mobilidade Urbana está o projeto das Rotas de Carga Pesada, implantado em 2017 para combater a invasão de caminhões em fuga do pedágio nas vias centrais da cidade. Desde 2022, Jacareí zerou os óbitos causados por caminhões em vias municipais, ao mesmo tempo em que reduziu drasticamente o volume diário de caminhões circulando na cidade, de 7.500 para 3.200 veículos.
Estatísticas
Outro dado de destaque é que 96% dos motoristas de Jacareí respeitam a legislação de trânsito, reforçando que uma cultura de segurança viária está em consolidação no município. No entanto, chama atenção que a infração mais recorrente ao longo de 2025 foi o excesso de velocidade, o que reforça a necessidade da continuidade das campanhas de fiscalização e conscientização.
Além disso, 75% dos leitos de trauma da Santa Casa de Jacareí são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, o que reforça o impacto direto do comportamento no trânsito na saúde pública. Também é importante lembrar que, no Brasil, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre crianças de 5 a 14 anos.
“A ampliação das ciclovias, as mudanças de sentido em vias estratégicas e as ações constantes de educação no trânsito têm sido fundamentais para salvar vidas. Os resultados são expressivos, mas ainda há muito a ser feito, principalmente na proteção aos motociclistas, que são os mais vulneráveis. O respeito à sinalização e às leis de trânsito continua sendo a principal ferramenta para manter Jacareí entre as cidades mais seguras do Estado”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes.

