
A Orquestra Joseense, que integra o Programa de Formação Artística da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, abre a temporada 2026 com um Concerto de Câmara na próxima quarta-feira (28).
A apresentação ocorrerá no Cine Santana (Av. Rui Barbosa, 2005, Santana), a partir da 20h, com entrada gratuita.
A reserva de ingressos deve ser feita dois dias antes do evento pela plataforma Eventbrite.
Sob regência do Maestro William Coelho, o concerto terá um repertório com cinco obras e será executado por 30 músicos, que se revezarão à cada apresentação.
Confira:
Marcha de Oito Peças para Quatro Tímpanos – Elliott Carter
Suite d’apres Corrette – Darius Milhaud
Quarteto de Cordas nº 3 em Sol Maior – Wolfgang A. Mozart
Suíte para Quinteto de Sopros – Oscar L. Fernández
Sinfonia para Cordas nº 4 em Dó Menor – Felix Mendelssohn
Projeto
A Orquestra Joseense é um projeto destinado a jovens a partir de 16 anos, com o objetivo de desenvolver suas habilidades técnicas e artísticas, criando oportunidade de educação musical de qualidade e capacitando-os à profissionalização.
São absorvidos aprendizes de música de diversas iniciativas públicas ou particulares, que demonstram interesse em aprofundar seus estudos, com aulas teóricas, práticas de instrumentos de orquestra e prática de grupo com regência.
A iniciativa cultural tem o objetivo de formação musical, aperfeiçoamento de músicos instrumentistas, capacitação para a profissionalização artística e difusão da música instrumental.
Maestro
O Maestro William Coelho é Doutor e Mestre em Musicologia e Bacharel em Regência pela USP. É professor de regência coral no Departamento de Música da ECA-USP, regente titular da Eos Música Antiga USP (orquestra especializada no repertório dos séculos XVII e XVIII) e diretor artístico e regente titular da Orquestra Joseense e da Orquestra Abaporu.
Foi maestro preparador do Coro da Osesp, professor de regência coral na pós-graduação da Faculdade Paulista de Artes, professor de harmonia, contraponto e percepção da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor de canto coral da UNESP e professor da Academia da Osesp.
É regente convidado de orquestras como a Osesp, a Sinfônica da USP, a Sinfônica de Piracicaba, a Sinfônica de Jundiaí e a Camerata Antiqua de Curitiba.
Foi finalista do Prêmio Jovem Talento 2019 da Revista Concerto e teve sua tese de doutorado premiada pelo Programa de Pós-Graduação em Música da USP.
Em 2020 regeu o Coro da Osesp no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, e em 2022 no Americas Society em Nova Iorque.

