
O Procon de Taubaté divulgou a pesquisa de preços de materiais escolares para o ano letivo de 2026. O levantamento, realizado nos dias 13 e 14 de janeiro em sete estabelecimentos comerciais do município, revelou uma variação média de 115% entre o menor e o maior preço de um mesmo produto, com picos que chegam a 1.180%, reforçando a importância da pesquisa de preços para a economia familiar.
Clique aqui para acessar todos os dados da pesquisa
A pesquisa considerou uma ampla lista de itens, incluindo apontador de lápis, borrachas, cadernos, canetas, colas, corretivos, lápis de cor, papel sulfite, entre outros, comparando tanto as marcas líderes de mercado quanto as de menor preço.
Variações extremas exigem atenção do consumidor
A análise dos dados coletados em estabelecimentos como Kalunga, Livraria Leitura, Lojas Americanas, Papelaria Iracema, Papelaria Rabisco, Papelaria Tanby e Pirueta Premium, mostrou que a diferença de preço pode ser superior a dez vezes para o mesmo item.
O Procon reforça que a pesquisa tem caráter informativo, considerando apenas os preços praticados no período para compras realizadas mediante pagamento à vista, não obrigando o estabelecimento a cumprir o preço em momento posterior à data da pesquisa, nem a aplicar quaisquer descontos.
Dicas essenciais para economizar e comprar com segurança
Além da divulgação dos preços, o Procon orienta os consumidores sobre boas práticas para uma compra segura e econômica:
1 – Pesquisa e Comparação: A variação de preços demonstra que a pesquisa em diferentes lojas é a ferramenta mais eficaz para economizar. A planilha completa está disponível no site da Prefeitura.
2 – Reaproveitamento: Verificar quais produtos da lista de material o consumidor já possui em casa e se estão em condição de uso.
3 – Compra Coletiva: Considerando que alguns estabelecimentos concedem descontos para compras em grandes quantidades, pode ser interessante reunir-se com outros pais para uma compra coletiva.
4 – Pagamento: Verificar se a loja pratica preço diferenciado (como acréscimo ou desconto) em função do instrumento de pagamento (dinheiro, Pix, cheque, cartão de débito ou crédito).
5 – Materiais de Uso Coletivo: As escolas não podem exigir a aquisição de qualquer material escolar de uso coletivo (materiais de escritório, de higiene ou limpeza, por exemplo), conforme determina a Lei nº 12.886 de 26/11/2013.
Cuidados nas compras online
Para compras on-line, o Procon alerta para a necessidade de redobrar os cuidados com sites falsos, verificar se o endereço virtual é confiável e se há cobrança adicional de frete e prazo de entrega compatível com o início das aulas.
O órgão também reforça o direito de arrependimento nas compras realizadas pela internet, que garante ao consumidor o prazo de sete dias para devolução do produto, a contar da data de recebimento. Para garantir esse direito, é fundamental guardar documentos como nota fiscal, comprovantes de pagamento e registros da transação.
Canais de Atendimento
O Procon de Taubaté atende presencialmente no piso superior da Rodoviária Velha, localizado na Praça Dr. Barbosa de Oliveira, s/n, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante agendamento.
Dúvidas e agendamentos podem ser feitos pelos telefones (12) 3624-6610 e 3624-2708, e-mail atendimento.procontaubate@gmail.com e site da Prefeitura de Taubaté: https://taubate.1doc.com.br/atendimento.

