publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Guarda Civil Municipal de Jacareí dá início à formação de 31 novos agentes

Formação é a mais extensa e detalhada desde o início da história da corporação

(Foto: Divulgação/PMJ)

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, recebe, nesta segunda-feira (19), 31 pessoas que poderão integrar, futuramente, a equipe da Guarda Civil Municipal.

Tratam-se de aprovados no concurso público, que este ano passarão por uma formação técnica de 1.236 horas, com previsão estimada de sete meses. Depois de aprovados, devem estar aptos para ampliar a rede de proteção da cidade.

A formação desenvolvida é a mais aprofundada desde o início da história da GCM em Jacareí. O trabalho será composto por atividades teóricas e práticas, incluindo a ministração de aulas de segurança pública municipal, direitos humanos, legislação, técnicas operacionais, atuação comunitária, mediação de conflitos, trânsito e posturas municipais, radiocomunicação e tecnologia, condicionamento físico, defesa pessoal, uso diferenciado da força, habilitação em armamento e tiro, além de conteúdos preventivos nas áreas escolar, ambiental e social. Todo o processo será avaliado junto à Divisão de Formação e Aperfeiçoamento de Pessoal.

Para a secretaria, o novo grupo representa um reforço importante para o quadro de apoio à segurança dos prédios públicos e da população.

“É uma formação extensa, preparada detalhadamente para que os participantes sejam capacitados e apoiem a segurança do município durante a missão que os aguarda na sequência.

Vestir o uniforme da nossa GCM é uma tarefa que requer dedicação e coragem”, afirmou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio.

Expectativa

A Fabrina Rossi de Oliveira é uma das aprovadas no concurso público. Ela tem 45 anos e já atuou como professora de capoeira, lutadora de MMA (Artes Marciais Mistas) e ingressou no universo da segurança a partir de 2009, quando passou a trabalhar com rondas e vigias particulares.

Nos últimos quatro anos, trabalhava com prevenção de perdas em um supermercado.

“Eu estou muito feliz! Acredito que tem um propósito para todas as coisas e carrego essa vontade de fazer o melhor, de servir, de ajudar. Onde me colocarem, darei o meu melhor”, afirmou, Fabrina.

Ela conta, ainda, que o incentivo para prestar o concurso veio do marido, que chegou a fazer a inscrição dela de surpresa.

“Ele me disse que eu era inteligente, que iria passar e que tudo ia dar certo. E assim foi! Fui passando pelas etapas e graças a Deus fui direcionada para a Guarda Civil”, acrescentou.

Tradição

A Guarda Civil de Jacareí é uma das mais antigas do Estado de São Paulo. Ela foi criada em 31 de outubro de 1960, por meio de lei municipal.

Atualmente, conta com cerca de 200 guardas civis distribuídos entre patrulhamento preventivo e viaturas especializadas, como GTAM (Grupamento Tático de Apoio Motorizado), Base Móvel, Ronda Escolar, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Rural e ROMU (Ronda Ostensiva Municipal).

Soma, ainda, o GOC (Grupo de Operações com Cães) e o Centro de Ações Preventivas, responsável pelo desenvolvimento do programa Semeadores da Paz.

Botão Voltar ao topo