publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Número de MEIs nas cidades do Vale do Paraíba, Vale Histórico e Litoral Norte seguem em alta em 2025

Levantamento aponta aumento de microempreendedores individuais em quase todos os municípios da região

O número de microempreendedores individuais (MEIs) segue em alta no Vale do Paraíba, Vale Histórico e Litoral Norte.

Em 2025, os 39 municípios somaram 247.226 optantes do Simples Nacional, crescimento de 1,84% em relação a 2024, quando o total era de 242.763. O avanço representa 4.463 novos registros no período.

Os dados mostram que praticamente todas as cidades da região apresentaram crescimento, o que indica a manutenção do empreendedorismo como alternativa de geração de renda e formalização de pequenos negócios. Entre os destaques estão Igaratá, Jambeiro, Jacareí, Lagoinha e Potim, que lideraram o aumento percentual no número de optantes.

De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP em São José dos Campos, Paulo Cereda, os dados evidenciam um cenário favorável ao empreendedorismo regional.

“O crescimento do número de MEIs demonstra que o empreendedor continua acreditando no próprio negócio e buscando a formalização como caminho para empreender com mais segurança”, destaca.

Ele ressalta que o Sebrae-SP oferece suporte completo aos microempreendedores. “Tanto nos escritórios regionais, quanto nas unidades do Sebrae Aqui na região, disponibilizamos orientações sobre formalização, obrigações do MEI, emissão do DAS, além de cursos, consultorias e conteúdos voltados ao fortalecimento e à ampliação dos negócios”, afirma.

Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté e Tremembé.

Botão Voltar ao topo