São José: Câmera com reconhecimento facial ajuda na prisão de procurado

O monitoramento 24 horas em toda a cidade propiciado pelas câmeras inteligentes do CSI contribui para queda da criminalidade. ( Foto: Divulgação/PMSJC)

Com apoio das câmeras inteligentes do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) da Prefeitura de São José dos Campos, guardas civis municipais capturaram, na noite desta segunda-feira (12), um homem procurado pela Justiça que é suspeito de ter cometido homicídio.

A detenção ocorreu após as equipes que trabalham no CSI alertarem os agentes de que as câmeras com reconhecimento facial da UPA (Unidade Pronto Atendimento) do Putim, na região sudeste, indicaram a presença no local de um homem com mandado de prisão em aberto.

Através do monitoramento 24 horas realizado pelo CSI em toda a cidade, foi constatado que ele deixou a unidade de saúde e fugiu de carro. Ao serem informados da direção tomada pelo veículo, os guardas conseguiram rapidamente abordar o homem.

Ele foi detido e levado para a Central de Polícia Judiciária, onde ficou à disposição das autoridades.

Moto recuperada

Em outra atuação rápida e eficiente com apoio do CSI, guardas civis municipais também prenderam, nesta segunda-feira, dois suspeitos de terem furtado uma motocicleta em Taubaté.

Após o monitoramento em tempo real 24 horas realizado pelas equipes do CSI mostrar que o veículo passou pelos portais eletrônicos com OCR (Optical Character Recognition ou Reconhecimento Óptico de Caracteres, em português), os agentes foram avisados e iniciaram o patrulhamento.

Os dois suspeitos foram presos no Jardim Santa Inês 1, na região leste. Eles foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária, onde ficaram à disposição das autoridades.

São José Unida

Todas estas ações comprovam a importância do programa São José Unida, liderado pela Prefeitura para o trabalho integrado das forças de segurança com o objetivo de prevenir a violência e reduzir os índices de criminalidade.

Fazem parte a Guarda Civil Municipal, Departamento de Posturas Municipais e Estética Urbana, Defesa Civil, Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.

Tecnologia de ponta

As prisões realizadas pela GCM nesta segunda também destacaram, novamente, a relevância do CSI, que é o coração tecnológico do São José Unida, para o combate à criminalidade em São José e nas cidades vizinhas.

Desde sua implantação em 2021, foram recuperados 834 veículos, capturados 384 procurados pela Justiça, detidos 1.752 suspeitos e atendidas 3778 ocorrências.

O sistema opera 24 horas por dia com 1.186 câmeras inteligentes, com tecnologia de ponta e reconhecimento facial, espalhadas por todas as regiões de São José. Este número será ampliado para 1.691 até o fim do processo de expansão, que está em andamento.

Portais eletrônicos

No caso específico da ação da GCM que resultou na detenção dos dois suspeitos por furto de motocicleta em Taubaté, também foram fundamentais os portais eletrônicos com OCR, que fazem a leitura de mais de 3 milhões de placas de veículos por dia.

Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo demonstram queda expressiva e vertiginosa nos principais índices criminais na comparação dos 11 primeiros meses de 2025 com o mesmo período de 2016, ano anterior à criação do São José Unida. Saiba mais aqui.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Os bons resultados se devem à ampliação de investimentos e uso da tecnologia, união das forças de segurança, implantação de novos programas e incremento de ações e melhorias constantes, garantindo mais segurança e qualidade de vida à população.

Botão Voltar ao topo