Francesco Farioli renova contrato com o FC Porto até 2028

O treinador dos dragões prolongou o vínculo aos dragões por mais uma temporada, numa altura em que o italiano era alvo da cobiça de grandes clubes europeus

A Livraria Lello, ex-libris da cidade do Porto, foi o local escolhido para a renovação do contrato. (Foto FC Porto)

Tal como já era falado há algum tempo, Francesco Farioli vai mesmo permanecer no FC Porto, pelo menos até final de 2028, numa altura em que o seu nome começava a ser falado como fazendo parte de uma lista de potenciais interessados, casos dos ingleses do Chelsea e do Manchester United. O técnico italiano mantém a cláusula de rescisão de 15 milhões de euros face a uma eventual saída durante os períodos em que o mercado para transferências se encontrar aberto, mas, fora disso, o valor aumenta para os 20 milhões. Um desfecho que vai de encontro a ambas as partes, numa altura em que o FC Porto tem francas hipóteses de vencer a Liga Portugal – são sete os pontos de vantagem para o Sporting e 10 para o Benfica no final da primeira volta -, para lá da boa campanha na Liga Europa. A renovação do contrato acontece a escassos dias da aguardada partida com o Benfica no Estádio do Dragão, pois na próxima quarta-feira só uma das duas equipas seguirá em frente na competição. A assinatura do contrato decorreu na famosa Livraria Lello, no Porto, ex-líbris da cidade.

Francesco Farioli chegou à Invicta em julho e foi eleito Treinador do Mês logo em agosto. Sob o seu comando, o FC Porto completou a melhor primeira volta da história do futebol nacional e ostenta o melhor registo defensivo da Europa: quatro golos consentidos e 13 folhas limpas em 17 jornadas. Desde que o timoneiro italiano foi apresentado, os portistas somam 23 vitórias, dois empates e duas derrotas, 57 golos marcados e 13 sofridos em 27 encontros oficiais. Na Liga Portuguesa, o FC Porto venceu 16 jogos, empatou somente um e lidera a tabela classificativa de forma isolada com 49 pontos em 51 possíveis – sete e dez à frente dos rivais de Lisboa.

Com Farioli no banco, o FC Porto só esteve em desvantagem durante 27 dos 1.530 minutos disputados até ao momento no campeonato (1,76% do tempo regulamentar), ganhou todos os desafios fora de portas e atravessa uma sequência de nove triunfos consecutivos na prova. Na Taça de Portugal o percurso também tem sido imaculado e, à entrada para a penúltima ronda da fase de liga, os Dragões encontram-se em posição de apuramento direto para os oitavos de final da Liga Europa.

Francesco Farioli e o presidente Villas-Boas chegaram a acordo para a renovação por mais um ano
Francesco Farioli e o presidente Villas-Boas chegaram a acordo para a renovação por mais um ano. (Foto: FC Porto)

“Não há maior prova de confiança do que esta. O timing também é um fator chave nisto, pois a primeira vez que o presidente moveu peças foi em novembro, dizendo-me que queria sentar-se e conversar comigo. Para ser honesto, foi desde o momento em que falámos, poucos dias antes de terminar 2025, e agora estamos aqui. Está tudo assinado, especialmente com o mesmo desejo, a mesma ambição e um comprometimento incrível. É uma grande responsabilidade representar um Clube desta dimensão e há muitas pessoas que se estão a tornar parte da minha família. Isso é decididamente algo especial”, referiu Farioli.

Vaz Mendes
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

Botão Voltar ao topo