
Tal como já era falado há algum tempo, Francesco Farioli vai mesmo permanecer no FC Porto, pelo menos até final de 2028, numa altura em que o seu nome começava a ser falado como fazendo parte de uma lista de potenciais interessados, casos dos ingleses do Chelsea e do Manchester United. O técnico italiano mantém a cláusula de rescisão de 15 milhões de euros face a uma eventual saída durante os períodos em que o mercado para transferências se encontrar aberto, mas, fora disso, o valor aumenta para os 20 milhões. Um desfecho que vai de encontro a ambas as partes, numa altura em que o FC Porto tem francas hipóteses de vencer a Liga Portugal – são sete os pontos de vantagem para o Sporting e 10 para o Benfica no final da primeira volta -, para lá da boa campanha na Liga Europa. A renovação do contrato acontece a escassos dias da aguardada partida com o Benfica no Estádio do Dragão, pois na próxima quarta-feira só uma das duas equipas seguirá em frente na competição. A assinatura do contrato decorreu na famosa Livraria Lello, no Porto, ex-líbris da cidade.
Francesco Farioli chegou à Invicta em julho e foi eleito Treinador do Mês logo em agosto. Sob o seu comando, o FC Porto completou a melhor primeira volta da história do futebol nacional e ostenta o melhor registo defensivo da Europa: quatro golos consentidos e 13 folhas limpas em 17 jornadas. Desde que o timoneiro italiano foi apresentado, os portistas somam 23 vitórias, dois empates e duas derrotas, 57 golos marcados e 13 sofridos em 27 encontros oficiais. Na Liga Portuguesa, o FC Porto venceu 16 jogos, empatou somente um e lidera a tabela classificativa de forma isolada com 49 pontos em 51 possíveis – sete e dez à frente dos rivais de Lisboa.
Com Farioli no banco, o FC Porto só esteve em desvantagem durante 27 dos 1.530 minutos disputados até ao momento no campeonato (1,76% do tempo regulamentar), ganhou todos os desafios fora de portas e atravessa uma sequência de nove triunfos consecutivos na prova. Na Taça de Portugal o percurso também tem sido imaculado e, à entrada para a penúltima ronda da fase de liga, os Dragões encontram-se em posição de apuramento direto para os oitavos de final da Liga Europa.

“Não há maior prova de confiança do que esta. O timing também é um fator chave nisto, pois a primeira vez que o presidente moveu peças foi em novembro, dizendo-me que queria sentar-se e conversar comigo. Para ser honesto, foi desde o momento em que falámos, poucos dias antes de terminar 2025, e agora estamos aqui. Está tudo assinado, especialmente com o mesmo desejo, a mesma ambição e um comprometimento incrível. É uma grande responsabilidade representar um Clube desta dimensão e há muitas pessoas que se estão a tornar parte da minha família. Isso é decididamente algo especial”, referiu Farioli.
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

