
A Prefeitura de São Sebastião informa que o alto volume de chuva que caiu entre o final da tarde de terça-feira e a madrugada desta quarta-feira (16 e 17/12) ultrapassou os 163 milímetros, o que equivale a 163 litros por metro quadrado. Bairros como Toque-Toque Pequeno, Paúba, Boiçucanga, Maresias, Barra do Una, Itatinga, Barequeçaba e Juquehy foram os mais afetados.
Com o grande volume de água, foram registrados pontos de alagamentos, uma vez que os bueiros e bocas de lobo não davam conta do escoamento. A situação não foi mais grave porque a prefeitura vem desenvolvendo, ao longo do ano, um trabalho de limpeza desses bueiros e realizando a drenagem em córregos e rios, o que evitou situações mais críticas e o rápido escoamento das águas da chuva.
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) também estiveram em bairros para garantir a liberação desses sistemas que foram afetados pela descida de lama e matagal arrastos pelas enxurradas e ajudar na descida das águas.
No Itatinga, o córrego Mãe Izabel chegou a transbordar e a Prefeitura abriu o Ponto Seguro localizado na Arena Amaro Buarque Sampaio (Ginásio da Topolândia), mas nenhuma família foi para o local.
As equipes da Defesa Civil estão nas ruas para fazer vistorias em relação a pedidos que chegaram ao órgão. Não há famílias desabrigadas ou desalojadas.
Em caso de emergência, o morador por ligar no 199 da Defesa Civil, 153 do Centro de Operações Integradas ou 193 do Corpo de Bombeiros.

