
Uma das maiores rivalidades do futebol mundial, Corinthians e Palmeiras duelam pela taça do Paulistão Feminino Sicredi 2025.
A disputa pelo título começa neste domingo (7), às 11h, na Arena Crefisa Barueri, com a partida de volta, que definirá o campeão, no dia 14 de dezembro, às 10h, com local a ser definido.
O técnico alvinegro Lucas Piccinato valorizou a campanha corintiana e espera chegar ao seu primeiro título do Paulistão contra o algoz do último ano.
As Brabas do Timão conquistaram o direito de decidir o torneio diante do seu torcedor após uma brilhante primeira fase.
As comandadas de Lucas Piccinato dominaram a etapa classificatória, com a melhor campanha, ataque e defesa da competição. Ao todo, foram 11 vitórias, dois empates e somente uma derrota, com 32 gols marcados e seis sofridos.
“Foi uma competição muito boa pra gente. Nós conseguimos construir uma história dentro da competição muito positiva, um formato diferente que aumentou o número de clássicos. Então, mesmo nesse contexto, a gente conseguiu fazer uma grande primeira fase.” disse Piccinato.
Para chegar à grande final, o clube do Parque São Jorge precisou superar outro rival nas semifinais, o São Paulo, que, segundo Piccinato, foi a “pedra no sapato na temporada do Timão”.
“Foi a nossa pedra no sapato no ano, o time que a gente mais enfrentou, e poder passar por essa adversidade, com certeza foi algo extremamente marcante e positivo.
Vitórias de um lado, derrotas do outro, empates. Poder passar para a final com duas vitórias, poder passar com um jogo na Neo Química, dentro da nossa casa, com a força do nosso torcedor, acho que foi um momento especial.” completou o treinador.
Corinthians e Palmeiras fazem a reedição da final de 2024, quando as Palestrinas saíram vitoriosas. Para Lucas Piccinato, reencontrar o rival na final é uma chance de reescrever a história.
“Temos assuntos inacabados com o Palmeiras, e que bom que essa final vem novamente para que a gente possa ter uma nova história.
A gente vai trabalhar muito forte, entendendo que do outro lado também tem um trabalho muito competente, mas vamos trabalhar com a cabeça muito boa para que a gente saia campeão desta vez.”, mencionou.
Em busca da primeira taça
O treinador aproveitou para falar da sua relação com o Paulistão e da expectativa de conquistá-lo pela primeira vez.
“Quando comecei a trabalhar com futebol feminino, em 2010, 2011, ainda no Centro Olímpico, o Campeonato Paulista pra gente era a principal competição, era a única competição do ano. Então tem um sabor muito especial. Não tive a possibilidade de vencê-lo ainda, bati na trave algumas vezes, e eu tenho na minha cabeça que é um título que ainda falta na galeria do que eu já conquistei.”
Lucas ainda ressaltou a importância da competição para as equipes do estado e também para o futebol nacional.
“Acho que o Paulistão, há muito tempo, é o principal estadual do Brasil. É uma competição que une muitos projetos já solidificados, projetos que investem muito dentro da modalidade e que fazem o futebol feminino de verdade, com muita alegria e com o máximo de empenho possível dentro do clube. Obviamente, isso vai colher frutos, como tem colhido nos últimos anos.
O futebol paulista tem sido uma referência: times que vão pra Libertadores, times que vencem o Brasileiro. E isso só mostra a força da competição.
Jogar o Paulista é um chamariz, inclusive para contratação de atletas, porque é um campeonato em que a atleta, óbvio, quer participar, quer estar na vitrine, quer estar numa grande oportunidade. Então sou muito, muito contente de disputar mais um Paulistão.” finalizou Piccinato.
A primeira partida da grande final entre Palmeiras e Corinthians acontece neste domingo, 7 de dezembro, às 11h, na Arena Barueri.

