Pinda: Escola Municipal realiza apresentação inspirada no cantor Jair Rodrigues

(Foto: Divulgação/PMP)

A CMEI Maria Benedita Cabral San Martin, localizada no Residencial Andrade, realizou uma apresentação especial para celebrar a cultura afro-brasileira com os alunos do infantil 1ºA, resultando em um projeto musical, que uniu cultura e o encantamento das manifestações regionais do Vale do Paraíba.

A turma dançou ao som de “Deixe Isso Pra Lá”, clássico de Jair Rodrigues, frequentemente lembrado como o primeiro rapper da música popular brasileira.

A proposta nasceu no início do ano letivo, quando a professora Hellen Mattoso promoveu uma série de escutas musicais com diferentes gêneros e artistas. Entre as escolhas da turma, a canção de Jair Rodrigues se destacou como a preferida das crianças, sendo um ponto de partida para um trabalho pedagógico construído ao longo de vários meses.

Em conformidade com as orientações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) sobre a promoção da cultura afro-brasileira e o reconhecimento da diversidade cultural, o mês de novembro foi dedicado à trajetória de um cantor.

Os alunos se aprofundaram no tema, assistindo a apresentações, pesquisando a importância histórica do artista e descobrindo curiosidades de sua vida.

O projeto culminou na criação de um “bonecão”, inspirado tanto na cultura tradicional de São Luiz do Paraitinga quanto na capa do álbum “Orgulho de um Sambista” (1973). Essa releitura criativa resultou em uma figura afetiva que, além de compor o cenário da apresentação final, acompanhou todos os ensaios da turma.

O momento final reuniu outras turmas da unidade, que assistiram à coreografia e puderam conhecer mais sobre o artista carinhosamente apelidado pelas crianças de “Vovô Jairzão”.

A atividade envolveu rimas, figurinos listrados, brincadeiras musicais e o manuseio do “bonecão” – elementos que reforçaram valores de convivência, liberdade criativa e alegria, tão presentes na obra de Jair Rodrigues.

Para a diretora Léila Koyama, ações como essa ampliam repertórios culturais e formam crianças mais sensíveis e conscientes.

“O trabalho desenvolvido reforça a importância de vivências pedagógicas que valorizam a diversidade e ampliam o olhar das crianças para o respeito, a sensibilidade e o cuidado com o outro”, destacou.

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