Quem for viajar para o litoral de São Paulo durante o feriado da Consciência Negra deve se atentar à situação de balneabilidade das praias.
A qualidade de todas as praias do litoral de São Paulo é aferida semanalmente pela Companhia Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que divulga um mapa de controle para consulta da população no site e no app.
Nesta quinta-feira (20), das 175 praias do litoral avaliadas pela Companhia, 122 estavam próprias para banho de mar, a maioria delas no Litoral Norte. No Litoral Sul, da Ponta da Praia, em Santos, até Ilha Comprida, apenas 18 praias estão próprias; as demais devem ser evitadas pelos banhistas até nova avaliação da qualidade da água.
A classificação das praias da Cetesb segue critérios do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e classifica a praia entre “Própria” e “Imprópria”.
Essa classificação é baseada na quantidade de bactérias fecais coletadas ao longo de cinco semanas consecutivas em cada ponto do litoral.
APP
Além do site, a Cetesb disponibiliza ainda um aplicativo de monitoramento que pode ser baixado no celular e traz informações sobre a qualidade das águas, atualizadas regularmente com base nas análises mais recentes.
Todos os pontos monitorados pela Cetesb possuem placas informativas iniciando a qualidade da água para os banhistas, também atualizadas regularmente.
Confira alguns cuidados recomendados pela Cetesb:
Evite tomar banho em praias classificadas como Impróprias;
Evite o banho de mar 24 horas após as chuvas
Evite a ingestão de água do mar, prestando especial atenção a crianças e idosos, que são mais sensíveis;
Não leve animais à praia.
Viroses
Durante o verão e feriados prolongados, é comum também a ocorrência de viroses, geralmente ocasionadas por manipulação indevida de alimentos.
Veja outras orientações para evitar viroses:
Evite alimentos mal cozidos
Mantenha os alimentos bem refrigerados, com atenção especial às temperaturas dos refrigeradores e geladeiras dos supermercados onde os alimentos ficam acondicionados
Leve seus próprios lanches durante passeios ao ar livre
Observe bem a higiene de lanchonetes e quiosques
Lave as mãos antes de se alimentar
Tenha atenção redobrada com comidas em self-service
Beba sempre água filtrada
Não consuma gelo, “raspadinhas”, “sacolés”, sucos e água mineral de procedência desconhecida

