
A 2ª Pré-Conferência Municipal de Cultura foi realizada na noite desta terça-feira, dia 18, na Escola José Belarmino Sobrinho, no bairro do Puruba, onde moradores e representantes do setor se reuniram para dar continuidade ao processo de revisão do Plano Municipal de Cultura.
Durante o encontro, a equipe da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart apresentou os quatro eixos que orientam o ciclo preparatório da 9ª Conferência Municipal de Cultura: Gestão, Participação Social, Infraestrutura, Equipamentos e Espaços Culturais; Fomento, Formação, Economia Criativa, Proteção Social, Emprego, Trabalho e Renda; Patrimônio, Memória, Povos Originários, Tradicionais e Periféricos; e Cultura Urbana, Digital e Juventude.
As apresentações seguiram o formato adotado na primeira Pré-Conferência, realizada na Lagoinha, na última semana, e abriram espaço para que participantes compartilhassem observações e sugestões.
“Apesar da forte chuva que tivemos, ficamos felizes em receber representantes da cultura de Ubatuba nessa Pré-Conferência, que puderam colaborar com seus pontos de vista e nos ajudar a construir a cultura da cidade – como o coordenador do Setorial de Folclore e Tradições Populares, Robson Fernandes (Robinho), e nosso Mestre de Cultura Popular, Pedrinho, que também explicaram um pouco sobre a cultura da região Norte”, comentou Thaila Brito, diretora-presidente da Fundação.
A próxima Pré-Conferência ocorrerá em 24 de novembro, às 19h, no Gaiato, no Ipiranguinha. Após essa rodada, a cidade realizará a 9ª Conferência Municipal de Cultura, em 13 de dezembro, das 9h às 16h, na Escola Municipal Presidente Tancredo, quando serão eleitos 13 conselheiros titulares e seus suplentes, representando diversos segmentos culturais: Artes Cênicas e Circo, Dança, Música, Artesanato, Artes Visuais, Patrimônio Material e Imaterial, Cultura Urbana e Digital, Comunidades Tradicionais Caiçaras, Quilombolas e Indígenas, Literatura, além de empresas e produtores culturais e de eventos.
A participação presencial em pelo menos uma Pré-Conferência é obrigatória para quem deseja votar ou concorrer a uma vaga no Conselho Municipal de Política Cultural durante a Conferência.
As inscrições para participar da Pré-Conferência e da própria Conferência podem ser feitas antecipadamente pelo link: https://forms.gle/SQTomQC9KRduGqCa8.
Dança, cinema e tradições movimentam Ubatuba no feriado prolongado
A programação cultural de Ubatuba para o feriado prolongado de 20 de novembro contará com atrações ligadas à Consciência Negra, sessão de cinema, espetáculos de dança e exposições.
A abertura das atividades ocorrerá nesta quinta-feira, dia 20, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, onde as oficinas culturais do projeto Arte para Todos, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart, irão apresentar números de danças afro e capoeira antes do concurso “A Mais Bela Negra 2025”.
O evento, promovido pela Fundação, integra o calendário municipal da Consciência Negra e tem entrada gratuita para toda a população.
No dia seguinte, 21, o mesmo teatro receberá o espetáculo “RIO – O Voo Começa Aqui”, criado por estudantes da rede pública que integram o projeto Vem Dançar – Dança Inclusiva.
Já no sábado, 22, será exibida, também com entrada franca, na Biblioteca Municipal, a animação “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”, um programa especial para a criançada.
Durante todo o fim de semana, compondo ainda a agenda do Mês da Consciência Negra, a comunidade quilombola do Sertão de Itamambuca promoverá oficinas e apresentações que reforçam vínculos territoriais e compartilham práticas tradicionais. Além disso, exposições seguem abertas pela cidade, ampliando o percurso cultural possível ao longo do recesso.
Confira a agenda completa abaixo:
20/11 – Quinta-feira
Negro de Todas as Cores – evento do Mês da Consciência Negra da Fundart
Local: Teatro Municipal
18h – Espetáculo “Essa é a nossa luta” (Gaiato)
18h30 às 19h – Danças afro (Oficina Cultural – Projeto Arte para Todos)
19h às 20h – Capoeira (Oficina Cultural – Projeto Arte para Todos)
21h – Concurso “A Mais Bela Negra 2025” – desfile e apresentações culturais
Entrada gratuita
21/11 – Sexta-feira
Espetáculo “RIO – O Voo Começa Aqui” (Projeto Vem Dançar – Dança Inclusiva)
Local: Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto | 20h30 | Ingressos: megabilheteria.com
22/11 – Sábado
Exibição do filme “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca” (Pontos MIS – Fundart)
Local: Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense | 17h
Entrada gratuita
Apresentação de fim de ano da Oficina de Jazz do Projeto Arte para Todos da Fundart (espetáculo “Jingle Jazz”)
Local: Teatro Municipal | 19h e 21h | Retirada gratuita de ingressos no Teatro
(É possível doar 1 kg de alimento na entrada; as doações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade.)
4ª Edição da Consciência Negra – Quilombo Sertão de Itamambuca
Local: Campinho de Futebol do Sertão de Itamambuca
14h – Abertura
16h – Oficina de artesanato com Benedito (Seu Dito)
18h – Grupo Baque Elevado
19h40 – Ação entre amigos
20h30 – Grupo Pé no Chão – Samba de Roda
21h30 – Ação entre amigos
Entrada gratuita
23/11 – Domingo
Apresentação de fim de ano da Oficina de Jazz do Projeto Arte para Todos da Fundart
Local: Teatro Municipal
17h às 19h – Piano (espetáculo “A Caminho da Noite Estrelada”)
20h às 22h – Piano (espetáculo “Piano Love Stars”)
Entrada gratuita
4ª Edição da Consciência Negra – Quilombo Sertão de Itamambuca
Local: Campinho de Futebol do Sertão de Itamambuca
14h – Abertura
17h – Fandango Caiçara de Ubatuba
18h30 – Ação entre amigos
19h30 – Grupo Pé no Chão – Samba de Roda
20h30 – Ação entre amigos
Entrada gratuita
Veja também no site: https://fundart.com.br/agenda-cultural-do-feriado/

