
A Sabesp está implementando uma solução mais sustentável e inédita para o controle de odores em suas instalações no Litoral Norte: a utilização de carvão ativado.
Esta tecnologia, que dispensa o uso de energia elétrica e de produtos químicos, já apresenta uma redução típica de 96% no odor característico em pontos críticos.
Atualmente, a tecnologia está em uso em dois pontos na região: na Estação Elevatória de Esgoto Final Juquehy, em São Sebastião, e na Estação Elevatória de Esgoto São Paulo, no bairro Indaiá, em Caraguatatuba.
O sistema consiste em um dispositivo equipado com filtros de carvão ativado que são instalados em poços de visita de redes coletoras e tampas de inspeção de estações de bombeamento. O carvão absorve os gases odoríferos da decomposição de matéria orgânica presente no esgoto, fazendo com que esse cheiro não se espalhe. A troca do dispositivo deve ser realizada no período de um ano.
O sistema de filtragem com carvão ativado oferece uma série de benefícios operacionais e ambientais:
• Redução de 96% do cheiro.
• Economia e segurança: mais econômico e seguro por eliminar o uso de produtos químicos.
• Sustentabilidade: não necessita de energia elétrica para o seu funcionamento.
• Eficiência: evita o acúmulo de gases perigosos nas instalações.
• Manutenção simplificada: possui fácil substituição de filtro.
“A adoção do carvão ativado demonstra o nosso compromisso com a qualidade de vida da população do Litoral Norte.
Além de uma redução expressiva no odor, esta solução permite que sejamos mais econômicos e seguros, pois eliminamos a necessidade de transporte e armazenagem de produtos químicos”, destaca Allan Yona, gerente de Operação de Esgoto do Litoral Norte.
“Nosso foco é buscar soluções que elevem o bem-estar da comunidade. Vamos expandir o uso dessa aplicação onde houver necessidade, reforçando nosso compromisso com o saneamento e a satisfação dos clientes da região”, afirma Monica Riccitelli, gerente regional da Sabesp no Litoral Norte.

