publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

SP lança publicações voltadas ao turismo de bem-estar

A outra novidade é um guia turístico temático para profissionais do turismo e viajantes, com 27 destinos paulistas que oferecem experiências para o autocuidado, relaxamento e conexão com a natureza

Estande da Setur-SP, durante a Festuris, em Gramado
Estande da Setur-SP, durante a Festuris, em Gramado (foto: Éric Ribeiro)

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou duas publicações inéditas sobre turismo de bem-estar em São Paulo. A primeira é um estudo voltado a gestores públicos, com orientações técnicas para desenvolver o segmento nos municípios. A outra novidade é um guia turístico temático para profissionais do turismo e viajantes, com 27 destinos paulistas que oferecem experiências para o autocuidado, relaxamento e conexão com a natureza. Além disso, o material apresenta locais com potencial para o turismo de bem-estar e o contato de quem comercializa esses roteiros.

O lançamento foi na sexta-feira (7), na Festuris, considerada a maior feira de turismo da América do Sul, em Gramado (RS). Organizados pela Setur-SP, em parceria com a APRECESP -Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, o Senac São Paulo, e outros agentes públicos e privados, o objetivo das publicações é fomentar o turismo de bem-estar e mostrar a diversidade turística do Estado.

“O Estado de São Paulo é diverso e completo, com atrativos que atendem a todos os perfis de turistas. Com o lançamento do book e do guia turístico, destacamos outra potência do nosso Estado: o turismo de bem-estar. Em São Paulo, os turistas têm à disposição experiências para relaxar, conectar-se com a natureza, viver a espiritualidade, entre outras opções”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.

Bem-estar em São Paulo: conheça algumas opções

Entre os destaques do guia, estão atrativos como o Balneário e o Fontanário Municipal de Águas de Lindóia. No Balneário, os visitantes podem tomar banhos relaxantes ou hidratantes, experimentar a ducha escocesa, entre outros serviços. No Fontanário, há as três fontes de águas medicinais da cidade — a Fonte da Juventude (sulforosa), indicada para tratamentos de reumatismo, diabetes, alergias, asma, problemas de pele e inflamações; a Fonte Gioconda (sulfatada sódica radioativa), recomendada para fígado, vesícula e intestinos; e a Fonte Almeida Salles (bicarbonatada sódica), indicada para azia, excesso de acidez, diabetes e cálculos renais. Os visitantes podem degustar as águas no local ou engarrafar para uso semanal.

Em Amparo, os turistas podem visitar o Sítio Duas Cachoeiras, um verdadeiro refúgio de reconexão com a natureza. Entre cultivos agroecológicos, florestas recuperadas e o som das águas, o local promove experiências que equilibram corpo, mente e espírito. Eles oferecem retiros e oficinas imersivas como o Banho de Floresta, o Retiro Saúde e Bem-Estar, as Oficinas de Óleos Essenciais, Saboaria Natural e Tecelagem Artesanal, além do Concerto das Plantas, onde é possível ouvir a música emitida pela própria natureza.

No Litoral Norte, em Caraguatatuba, a Hibiscus Experiences, agência de turismo de bem-estar, está localizada entre o rio e o mar da Praia da Tabatinga, de onde parte para realizar vivências que unem natureza, ciência e autoconhecimento. Entre as experiências que oferecem, estão a Caminhada Terapêutica Galhetas com o Rock Balance, o Day Spa na Lancha Terapia com práticas integrativas e Argiloterapia a bordo, além de massagens, escalda-pés e vivências culturais como yoga, capoeira e saraus.

Ainda em Caraguatatuba, a Turismo de Mergulho e Bem-Estar oferece uma vivência inédita de mergulho com segurança emocional, conduzida pela psicóloga e Dive Master Thaís Petroff Garcia. A experiência utiliza respiração consciente, visualização guiada e técnicas de regulação emocional para fortalecer a confiança e a calma dos participantes. Antes do mergulho real, utiliza-se realidade virtual, preparando corpo e mente para o mar. Com o apoio do instrutor Mário Alexandre, com mais de 30 anos de experiência, o mergulho torna-se uma experiência transformadora de autoconfiança, superação e conexão com o presente.

Em Cotia, há o Templo Zu Lai, o maior templo budista da América Latina e um refúgio de paz e contemplação. O local oferece retiros, meditação, cursos e cerimônias que promovem equilíbrio entre corpo e mente. No mesmo município, a Família Kaizen – Brunch Regenerativo e Espaço para Eventos é um refúgio familiar em meio à natureza com um restaurante que valoriza alimentação saudável e tem ambiente acolhedor.

Outro destaque do guia é o Parque Monjolinho, em Socorro, que oferece trilhas autoguiadas, redários e áreas de descanso ideais para relaxar, contemplar e renovar as energias. Entre as experiências de bem-estar, destaca-se o trabalho da terapeuta corporal Suelen Oliani, que realiza massagens terapêuticas e vivências ao ar livre, em um ambiente acolhedor e integrado ao verde.

Em Torrinha, o Mosteiro do Paraíso está localizado entre as serras e dedica-se ao bem-estar e à harmonia interior. O espaço oferece atividades voltadas à saúde física e mental, como meditação, yoga e trilhas ecológicas revitalizantes. A alimentação natural e o contato com a natureza complementam a experiência transformadora.

“Esta iniciativa representa muito mais do que um novo segmento econômico, é um convite a um olhar sobre o turismo que abraça o equilíbrio, o autocuidado e a reconexão com a natureza, a cultura e a comunidade. O turismo, sob essa perspectiva, transcende o lazer para se tornar uma ferramenta complementar vital na promoção da saúde integral, oferecendo experiências que estimulam o desenvolvimento pessoal, espiritual e emocional, com a inclusão de práticas integrativas e complementares. O trabalho desenvolvido por meio dessa parceria tem promovido uma mobilização significativa da governança local, resultando no mapeamento detalhado de recursos e potencialidades de cada região. Além disso, investimos na capacitação de profissionais e no fomento à criação de produtos e serviços turísticos que sejam intrinsecamente sustentáveis, experiências que não só geram bem-estar, mas também valorizam e celebram as identidades e culturas locais”, disse Silvana Aparecida de Lazari Rosa, do Senac São Paulo.

Botão Voltar ao topo