
Até o dia 7 de novembro de 2025, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realiza a Manobra Escolar 2025, atividade que marca o encerramento do ano de instrução dos cadetes.
O exercício em terreno conta com a participação de mais de dois mil militares, cerca de 300 viaturas e cinco aeronaves. As ações ocorrerão no Campo de Instrução da AMAN e em áreas urbanas e rurais de Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Distrito de Bulhões (Porto Real) e Distrito de Floriano (Barra Mansa).
Com o apoio de aproximadamente 60 organizações militares, o tradicional “Manobrão” proporciona aos cadetes o aperfeiçoamento da liderança de pequenas frações até o nível subunidade, inserindo-os no conceito operacional do Exército Brasileiro e preparando-os para alcançar e manter resultados decisivos em operações de amplo espectro.
A atividade reproduz um cenário de conflito armado convencional, no qual serão aplicados, de forma integrada e interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos pelos cadetes das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia e Engenharia, Comunicações, Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência, ao longo da formação.
Neste ano, as localidades de Quatis, Porto Real, Floriano, Itatiaia e Resende serão palco das operações. Está prevista movimentação de tropas pelas principais vias urbanas e rurais dessas regiões, com emprego de viaturas motorizadas, mecanizadas e blindadas. Também haverá simulações de tiros de festim de fuzil e tiros reais de artilharia.

No dia 1º de novembro, de 8h às 15h, no Parque da Cidade, bairro Jardim Polastri, Quatis, será promovida uma Ação Cívico-Social (ACISO) no município, oferecendo à população atendimentos médicos especializados, no contexto da operação. No dia 2 de novembro, no mesmo horário, a cidade de Itatiaia é que receberá a atividade nos espaços do Campo Alegre e na Praça do Campo Alegre, endereço: Av Cel. Napoleão Duarte, 657, Campo Alegre.
A Manobra Escolar representa uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento da liderança dos cadetes de todos os anos, em especial os do 4º ano, que, a partir de 2026, assumirão funções de comando nos corpos de tropa do Exército Brasileiro.

