
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 — “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” — propõe uma reflexão importante sobre questões sociais atuais, como o etarismo (preconceito contra pessoas por causa da idade) e as violações de direitos da população idosa.
Segundo professores ouvidos pela Agência Brasil neste domingo (9), a proposta incentiva o debate sobre um tema cada vez mais presente no país. Para a professora de redação Bárbara Soares, que atua em Brasília, o Enem mais uma vez trouxe um assunto relevante e atual, considerando o envelhecimento populacional e a urgência de políticas públicas voltadas à proteção dos idosos.
“Há uma grande preocupação de como proteger essas pessoas. O Enem coloca uma lupa sobre um problema que está relacionado a grupos mais vulneráveis e de que premissas constitucionais estão sendo violadas”, afirmou a docente. Ela ainda destacou que o tema permite discutir casos de desvios de recursos de aposentadorias e a necessidade de novas medidas governamentais de amparo social.
A professora também lembrou que, há dois anos, o Enem tratou da invisibilização do trabalho de cuidado das mulheres, apontando uma linha de continuidade no debate sobre políticas de cuidado. “Nós precisamos de uma política nacional de cuidado. É um assunto estrutural, e acredito que é exatamente isso que o exame propõe aos alunos refletirem”, acrescentou.
Já o professor Thiago Braga, do Rio de Janeiro, ressaltou que o tema se conecta com mudanças demográficas profundas: “Em 2070, quase 40% da população brasileira será composta por idosos. É uma discussão interdisciplinar, pois os estudantes já aprendem que a pirâmide etária do Brasil está passando por uma transformação importante”.
Braga destacou ainda a relevância dos textos motivadores para o direcionamento das redações, lembrando que o Estatuto da Pessoa Idosa, criado em 2003, é uma referência essencial que pode ser utilizada pelos candidatos como base argumentativa.

