publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dá posse a membros do Conselho da Pessoa com Deficiência

Os novos conselhoeiros têm como missão contribuir para melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência, com saúde, bem-estar e dignidade. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Com o objetivo de ampliar as ações em defesa das pessoas com deficiência, a Prefeitura de São José dos Campos deu posse, nesta quarta-feira (5), aos 32 novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para o biênio 2025-2027.

O Conselho Municipal é atuante e parceiro da Prefeitura. É um espaço democrático com o objetivo de estabelecer, acompanhar, controlar, avaliar e promover as políticas de inclusão, cidadania e defesa dos direitos das pessoas com deficiência no município.

Os 14 representantes (sete titulares e sete suplentes) da sociedade civil organizada e das entidades que prestam serviços para pessoas com deficiência, eleitos no mês passado, juntaram-se aos 14 membros titulares e suplentes do poder público, aos dois representantes (titular e suplente) da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e aos dois membros (titular e suplente) da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O advogado Pedro Eduardo Clemesha, de 28 anos, que foi eleito para seu primeiro mandato como representante da sociedade civil organizada, destacou a importância do Conselho.

“Estou muito motivado. Represento no Conselho também meu filho Heitor, que tem dois anos e Síndrome de Down. Por ele e por todas as pessoas com deficiência, vou trabalhar bastante para que sejam consolidados os direitos garantidos por lei, mas que na prática não estão efetivados”.

Conscientização

A Prefeitura mantém, por meio do Departamento de Promoção à Cidadania da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Divisão de Políticas para Pessoas com Deficiência, que realiza ações constantes ao longo de todo o ano, em parceria com o Conselho Municipal.

São desenvolvidas campanhas de conscientização e sensibilização, com distribuição de materiais informativos para a população.

Também são promovidas palestras e rodas de conversa para ampliar o entendimento, a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência.

Em outra frente de atuação, há capacitações constantes de servidores de diversas secretarias municipais e de conselheiros tutelares.

Botão Voltar ao topo