publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de São José mantém controle da dengue na última ADL de 2025

O mosquito pode se esconder até nos locais mais improváveis; vistorias das equipes auxiliam no combate e orientam os moradores. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O Índice Breteau (IB), que mede a presença de larvas do inseto em recipientes com água parada, já havia diminuído de 1,23 para 0,33 entre maio e julho, uma queda de mais de 70%. Agora, está em 0,5. Isso significa que foram encontrados 5 focos do mosquito a cada mil imóveis vistoriados.

O levantamento é feito por agentes de combate às endemias e exclui imóveis desabitados, terrenos baldios, praças e áreas verdes.

Ao todo, foram vistoriados 18.357 imóveis em 3.166 quarteirões, abrangendo as 42 áreas urbanas do município, das quais 35 foram classificadas como satisfatórias (índice até 0,99), 7 em estado de alerta (índice entre 1 e 3,9) e nenhuma em risco (índice acima de 3,9). Acesse a lista completa com os bairros.

Os números são considerados positivos e confirmam a eficácia das ações preventivas desenvolvidas ao longo do ano pela Prefeitura, com apoio da população.

Desde a primeira ADL, diversas medidas de controle e prevenção foram intensificadas em todas as regiões do município, com redução de focos do mosquito, mobilização social, uso de tecnologia e visitas domiciliares.

Enfrentamento contínuo

Com base nos dados da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), a Prefeitura avalia e ajusta as medidas adotadas, redirecionando ações conforme a necessidade de cada região. Apesar da diminuição expressiva nos casos em comparação com o ano passado, o combate à dengue segue firme no município.

A programação das atividades diárias pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura. Com a chegada da primavera e o aumento das temperaturas, é fundamental que os moradores mantenham os cuidados dentro de casa e sejam cordiais com os agentes, deixando-os entrar para verificar os possíveis criadouros. Eles estão atuando para garantir a saúde de todos.

Em caso de dúvidas sobre a identificação, os profissionais estão sempre uniformizados e com crachá da Prefeitura. Os registros também podem ser consultados online, a partir do nome ou matrícula.

Confira as orientações para eliminar focos do mosquito e ao identificar qualquer possível foco do mosquito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

Botão Voltar ao topo