São José: Professores da rede municipal fortalecem vínculos e aprendizado

Na rede de ensino municipal, os professores contribuem diariamente para uma educação que valoriza o conhecimento e o potencial de cada estudante. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Em São José dos Campos, mais de 5 mil professores atuam diariamente nas escolas da rede municipal, levando aprendizado, afeto e incentivo para cerca de 80 mil estudantes.

Para muitos educadores, ensinar é mais do que uma profissão, é compromisso com o desenvolvimento humano e com a transformação de vidas.

“Minha caminhada começou em 2021 como estagiária na Rede de Ensino de São José dos Campos. Desde então, cada experiência na sala de aula me mostra que fiz a escolha certa.

Meu objetivo é inspirar meus alunos a acreditarem em seu potencial”, conta Ana Beatriz de Paula, professora da Emei Prof. Luiz Sundfield, no Galo Branco, e atualmente a docente mais jovem da rede, com 23 anos.

Para ela, o processo de ensinar vai além dos conteúdos. “A sala de aula me ensinou que a educação precisa tocar o emocional, o social e o humano. Quando é feita com afeto e respeito, a educação se torna uma ferramenta poderosa de transformação — para os alunos e para nós, professores”, afirmou.

Ana Beatriz representa uma geração de professoras que ensinam com afeto e sensibilidade| Foto/PMSJC

A professora Neide de Carvalho, da Emefi Prof. Sebastiana Cobra, no Jardim das Indústrias, é uma das pedagogas mais experientes da rede municipal e também reforça a importância da relação construída no dia a dia escolar.

“Sou apaixonada pelos meus alunos. É na convivência com eles que me reinvento todos os dias. Me orgulho do crescimento que vejo em cada um”, diz.

“Meu objetivo é assegurar uma formação que permita aos alunos serem produtivos e realizados no futuro, sempre com foco na humanização e no amor ao próximo”, destaca Neide.

Formação e inovação

Para apoiar essa atuação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, mantém programas de formação continuada, como a EFE (Escola de Formação do Educador), além de iniciativas de inovação pedagógica, como o programa Educação 5.0, que integra tecnologia para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Na EFE, professores recém-contratados passam por um período exclusivo de formação, que pode durar até três meses, incluindo residência pedagógica, laboratórios de prática e capacitações para uso de novas tecnologias.

Os educadores que já atuam na rede também têm acesso contínuo a cursos, especializações e programas de aperfeiçoamento, fortalecendo o compromisso da cidade com uma educação pública de qualidade e inovadora.

Botão Voltar ao topo