Mantiqueira e Vale do Paraíba são destaque nas Rotas do Queijo de São Paulo

A região de São José dos Campos tem 13 municípios presentes no projeto

Abertura do evento MESASP e Lançamento das Rotas do Queijo
Abertura do evento MESASP e Lançamento das Rotas do Queijo de São Paulo. (Foto: Pablo Jacob /Governo do Estado de SP)

Paraibuna, São Luiz do Paraitinga, São Bento do Sapucaí, Areias, Cunha, Caçapava, Queluz, Itaberá, Jacareí, Guaratinguetá, Itupeva, Natividade da Serra, Pindamonhangaba e Redenção da Serra fazem parte das Rotas do Queijo de São Paulo.

O projeto tem o objetivo de valorizar a produção dos queijos artesanais paulistas, além de estimular o desenvolvimento e o turismo gastronômico ligado ao queijo. Essa é mais uma ação intersecretarial sob a coordenação da Casa Civil, com as contribuições das Secretarias de Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Economias Criativas, Desenvolvimento Econômico e Invest SP.

Classificadas em oito rotas estruturadas, as Rotas do Queijo de São Paulo agregam propriedades localizadas em 77 municípios. Na Rota da Mantiqueira Paulista e Vale do Paraíba, 13 municípios estão representados. Em Paraibuna, por exemplo, a Queijos do Rei reúne tradição italiana e ingredientes brasileiros, produzindo desde muçarelas frescas e ricotas cremosas até versões aprimoradas do queijo minas frescal, parmesão e requeijão. Já em São Luiz do Paraitinga, a Lano-Alto produz laticínios feitos com leite cru certificado proveniente de vacas Jersey criadas a pasto. Além disso, o local oferece cursos, degustações, visitas técnicas e hospedagem, permitindo que o visitante tenha uma imersão no universo da agroecologia e da gastronomia de montanha.

Por sua vez, na Queijaria Santa Vitória, em Queluz, o rebanho é acompanhado de perto, com foco no bem-estar animal e na pureza da matéria-prima. A Queijaria oferece queijos frescos, maturados e especiais, além de iogurtes e doces artesanais. Inclusive, alguns já foram premiados em concursos nacionais e internacionais. No local, o visitante encontra uma grande variedade de experiências que vão desde degustações guiadas e visitas técnicas até almoços harmonizados, cavalgadas, hospedagem rural e trilhas, proporcionando uma vivência completa de campo.

“São Paulo cresce no turismo e é referência quando o assunto é gastronomia e turismo rural. Os nossos queijos estão entre os melhores do mundo, atraindo visitantes de todas as partes do país e do mundo para vivenciar os processos de produção, experiências no campo, mostras e degustações, além de eventos turísticos dos mais diversos, que incrementam a economia e valorizam a produção e a cultura local”, comenta o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

A força do turismo rural e gastronômico em São Paulo

O estado de São Paulo se tornou um dos maiores celeiros de produtores de queijos artesanais do país, alcançando reconhecimento internacional — como na 7ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, o popular Mundial de Queijos da França, competição que reuniu representantes de 26 países e mais de 1.900 variedades. O estado de São Paulo garantiu quatro medalhas de ouro: três para queijos e uma para iogurte.

Produto típico do campo e das zonas rurais de São Paulo, o queijo tem impulsionado uma extensa cadeia ligada ao turismo rural, um dos segmentos mais procurados pelo viajante desde o início da pandemia, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo pesquisa do Sebrae. A gastronomia é hoje o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, atrás da natureza e da cultura, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Ouça o áudio do lançamento do projeto Rotas do Queijo de São Paulo

Botão Voltar ao topo