
O 7º Campeonato Paulista de Águas Abertas de Verão 2025 / Copa Sindi Clubes transformou o mar da Praia Grande, na Região Central de São Sebastião, em uma grande raia de nadadores no último domingo (19).
O evento contou com a infraestrutura do Balneário dos Trabalhadores para oferecer a melhor experiência aos cerca de 300 atletas envolvidos na disputa.
Foram realizados cinco percursos diferentes: 500 metros, 1.000 metros, 2,5 km e 5 km, além do revezamento misto 4×250 metros. Todos os atletas que completaram a prova individual dentro do tempo limite receberam medalhas de participação.
Os atletas de São Sebastião conquistaram bons resultados na competição, tanto com a equipe oficial da Secretaria de Esportes (Seesp) quanto com os nadadores da equipe Cardume, que é apoiada pela Prefeitura de São Sebastião.
O nadador da equipe da Seesp, Gabriel Carvalho dos Santos, conquistou a medalha de prata na prova de 2,5 km, na categoria Júnior. Outro destaque da equipe foi Giulianno Lúcio dos Santos, que terminou em 3º lugar na prova de 500 metros, na categoria Master E.
A equipe Cardume de São Sebastião também foi destaque e obteve resultados expressivos no campeonato, com Felipe Sarak (1º lugar na categoria Master D – 5 km), Cristiane Medeiros Cipriano (1º lugar na categoria Master E – 1 km), Paulo Ameko (1º lugar na Master D – 2,5 km), Fernanda Rafael (1º lugar na Master D – 1 km), Alberto Gallani (1º lugar na Master G – 1 km), Kleber da Cruz Freitas (2º lugar na Master D – 1 km) e Derodite Matos Globel (1º lugar na Master J – 1 km).
A Federação Aquática Paulista (FAP) premiou com medalhas diferenciadas os três primeiros colocados das provas individuais em cada categoria e sexo. Nos revezamentos, foram premiadas as três primeiras equipes de cada categoria.
Além da premiação dos resultados individuais, houve uma premiação especial para os nadadores cujas entidades são filiadas ao Sindi Clubes. As três agremiações melhores colocadas na pontuação geral do Campeonato Paulista foram: Círculo Militar de São Paulo (1º lugar – 780 pontos), Natação Osasco (2º lugar – 333 pontos) e Corinthians São Miguel Saúde SP (3º lugar – 166 pontos).
A equipe Cardume de São Sebastião terminou na 5ª colocação, com 95 pontos, e a equipe da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Sebastião ficou em 10º lugar, com 40 pontos. Participaram 21 equipes de todo o Estado de São Paulo.
A competição foi organizada pela FAP e pelo Sindi Clubes, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). O 7º Campeonato Paulista de Águas Abertas de Verão 2025 / Copa Sindi Clubes é patrocinado pela empresa Speedo.
A Federação Aquática Paulista tem como finalidade promover eventos de alto rendimento de Águas Abertas, visando ao desenvolvimento e à difusão da modalidade em todo o Estado de São Paulo. A FAP é uma das instituições mais importantes da natação brasileira, já que, na história das grandes conquistas dos nadadores paulistas em edições das Olimpíadas, todos foram associados a entidades filiadas à federação.