
Cerca de 2.000 pessoas participaram nesta terça-feira (21) da Feira do Emprego & Dia D para PCDs (Pessoas com Deficiência), promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, INSS e Governo do Estado de São Paulo.
Desse total, 550 candidatos passaram pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), buscando oportunidades profissionais e encaminhamentos para processos seletivos.
Realizada no Cefe (Centro de Formação do Educador), no bairro Santana, a feira disponibilizou 1200 vagas de trabalho em diversas áreas, para pessoas com ou sem experiência no mercado de trabalho. Cerca de 30% das vagas tinham foco especial na inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS.
O evento teve como missão ampliar o acesso ao mercado de trabalho e promover a valorização da diversidade e da inclusão. Além das ofertas de emprego, a Prefeitura também participou oferecendo outros serviços ao trabalhador, como o Programa Qualifica, a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo.
Banco de Talentos
Ao todo, cerca de 15 empresas parceiras participaram realizando processos seletivos no próprio local. Entre os destaques, a Embraer esteve presente com o projeto Banco de Talentos, voltado para o recrutamento inclusivo e a identificação de perfis profissionais que possam ser aproveitados futuramente na companhia.
O Sebrae-SP também participou do evento com sua carreta de atendimento, oferecendo orientação e serviços a quem busca abrir sua empresa ou expandir os negócios.
Além das oportunidades de emprego, os participantes contaram com uma programação diversificada, incluindo palestras informativas, orientação profissional, atendimentos individualizados e um mutirão para emissão de laudos médicos, essencial para o acesso às vagas destinadas ao público PCD.
Foram emitidos um total de 105 laudos pelo IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo).
Oportunidades
A iniciativa também funcionou como um espaço de acolhimento e esperança para quem busca uma nova chance no mercado.
Reginaldo Assis, 42 anos, destacou a importância do evento para pessoas com deficiência. “O mais importante é ter a oportunidade de reingressar no mercado de trabalho. A feira traz uma renovação e uma expectativa da gente ver que tem alguém olhando por nós”, afirmou.
Na mesma linha, Uriel Serrano, 44 anos, reforçou o impacto positivo da feira: “Dá visão pra gente, abre muitas portas e traz perspectiva de crescimento também”, disse.
Já Andreia Reis, 42 anos, que participou de entrevistas durante o evento, destacou a acessibilidade e a importância da iniciativa para quem enfrenta dificuldades no acesso à internet ou outras ferramentas digitais. “Eu estou animada, e enquanto a gente tem oportunidade além da necessidade, temos que aproveitar. Algumas pessoas não têm acesso à internet, e aqui ajuda a participar das vagas”, afirmou.
José dos Passos Carvalho, 48 anos, saiu com uma carta de encaminhamento para uma entrevista para a vaga de auxiliar de cozinha. “Estou parado há cerca de 3 meses, mas vai dar tudo certo. Sempre utilizo os serviços do PAT e sou bem atendido”, contou esperançoso.
A Feira do Emprego & Dia D para PCDs faz parte das ações permanentes da Prefeitura de São José dos Campos voltadas à inclusão social e profissional, e estão dentro dos compromissos assumidos no Plano de Gestão 2025-2028.